A Microsoft anunciou esta semana um projeto bem interessante: uma ferramenta que permite criar apps de forma bem simples, como se você estivesse fazendo uma apresentação no PowerPoint.

O PowerApps basicamente pega informações de um banco de dados na sua empresa e as organiza na forma de um app, permitindo que você e seus colegas tenham acesso e façam edições no smartphone ou tablet.

O Business Insider diz que a Microsoft demonstrou o PowerApps fazendo uma lista dinâmica de preços de produtos para um vendedor – os preços mudam em tempo real no smartphone.

O TechCrunch menciona outras possibilidades:

Se você deseja basear seu app em dados de uma planilha do Excel que você guarda no Dropbox, por exemplo, o PowerApps permite a você fazer isso. Com isso, a equipe poderia escrever um app personalizado para controlar seus esforços de recrutamento, ou uma equipe de vendas poderia obter dados do Salesforce e outras ferramentas para acompanhar os seus esforços.

Criar um app é surpreendentemente fácil, e não exige que você mexa em código. Este vídeo mostra como é possível usar uma lista de dados para criar um app: selecione a lista, faça algumas edições e pronto.

powerapps

Acessar esses apps também é fácil: abra o aplicativo PowerApps no seu smartphone ou tablet, escolha o app personalizado que sua empresa criou, e pronto. Isto funciona na web, Android, iOS e Windows Phone. Se você fizer um app e quiser compartilhá-lo, basta convidar colaboradores com um link.

A Microsoft criou este projeto porque as empresas precisam desenvolver apps próprios que acessem seus dados corporativos, e que rodem em qualquer plataforma que seus funcionários usem. No entanto, isso não é fácil: às vezes o custo de contratar um desenvolvedor não compensa.

O PowerApps, no entanto, permite criar e usar apps de forma gratuita. Se a empresa pagar uma assinatura – cobrada mensalmente pelo número de usuários – é possível obter mais recursos, como conexões ilimitadas a bancos de dados. Ele é compatível com sistemas como SharePoint, SQL Server, Oracle, SAP e outros; e com serviços como Office 365, Salesforce, Dropbox, Google Drive e OneDrive.

O acesso ao PowerApps é limitado no momento, mas você pode se inscrever em powerapps.com. Mais informações estão disponíveis para desenvolvedores no Channel 9.

[PowerAppsTechCrunchBusiness InsiderVentureBeat]