Ontem, surgiu o forte rumor de que a Microsoft estaria produzindo um smartphone próprio. Hoje, Tom Warren do The Verge diz que se existe mesmo o “Surface Phone”, ele só virá em 2013 – e será um plano B para o Windows Phone.

Segundo o The Verge:

Diversos insiders confirmaram que não há planos para apresentar uma dispositivo Windows Phone da marca Microsoft para este ano, mas que a empresa provavelmente o está considerando como um “Plano B”… Se tal plano para o dispositivo existe mesmo, o que é provável segundo nossas fontes, então ele não estrearia até o início de 2013, no mínimo.

Um smartphone próprio poderia ser um plano B caso o Windows Phone 8 fique abaixo das expectativas neste final de ano, quando ele vai concorrer de frente contra novos Androids e o iPhone 5.

Mas resta saber: um Surface Phone seria semelhante à linha Nexus do Google? Imagino que ele receberia atualizações sem depender da operadora, por exemplo. Mas os smartphones Nexus são pensados para servir de exemplo às outras fabricantes, não para bater de frente contra elas. A Microsoft vai competir contra suas parceiras? Se o tablet Surface indica algo, é que eles não teriam medo disso.

Isso pode preocupar a Nokia, já que – ao contrário da HTC ou Samsung – ela se dedica totalmente ao Windows Phone. Stephen Elop, presidente da Nokia, diz que “não há indicações de que [a Microsoft] está planejando fazer um celular próprio”. Só que tablet Surface pegou todo mundo de surpresa, inclusive os parceiros da Microsoft – se vier um Surface Phone, a história deve se repetir. [The Verge]