Cut the Rope direto do navegador? Agradeça a Microsoft. Joguinhos legais do Atari rodando no seu IE, Chrome, Firefox ou até mesmo em navegadores móveis? Essa você talvez não sabia, mas, novamente, agradeça a Microsoft.

Em sua luta para colocar o HTML5 como uma opção viável para o mundo real, para além das demonstrações bonitas que desenvolvedores fazem, a Microsoft se juntou à Atari, que está fazendo 40 aninhos, e refez com a magia do HTML5 oito jogos clássicos do tempo do guaraná de rolha. São eles: Asteroids, Combat, Centipede, Lunar Lander, Missile Command, Pong, Super Breakout e Yar’s Revenge.

Os joguinhos funcionam no Internet Explorer, Chrome, Safari, Firefox e em outros que rodem direito HTML5, incluindo móveis, como IE Mobile e Safari do iOS — os controles são inclusive otimizados para toques. Claro que, vindo da Microsoft, usuários do IE têm uma vantagem, que é não ver anúncios. Mas testamos no Chrome e no iPad e, hey, funciona de boa! No iPad, parece um jogo nativo, com boa velocidade e controles surpreendentemente responsivos.

Os jogos são bem simples de entender e jogar e divertidos. Alguns oferecem modo multiplayer e todos têm leaderboards para mostrar quem é o melhor. Aos desenvolvedores interessados, a Atari disponibilizou ainda um SDK open source e bibliotecas JavaScript para que novos jogos sejam criados. Mãos à obra, galera. [Atari via The Verge]