Atualmente, a Microsoft possui diferentes clientes de e-mail para desktop, incluindo Outlook Web, Outlook (Win32) para Windows, Outlook para Mac, e as ferramentas Mail e Calendar no Windows 10. Com o objetivo de unificar tudo em um único app, a empresa apresentou sua visão “One Outlook” no ano passado. Agora, vazamentos revelam que o projeto, batizado de “Monarch”, já está em andamento.

O objetivo é que a nova versão, baseada no Outlook Web já existente, substitua os aplicativos de e-mail e calendário disponíveis no Windows 10. Dessa forma, os usuários teriam a mesma experiência, seja no Windows ou Mac, por exemplo. A versão vazada do app descreve a plataforma como “uma nova versão do Outlook projetada para experiências em telas grandes”.

Por enquanto, o aplicativo ainda está em estágio inicial de desenvolvimento, estando disponível apenas aos “dogfooders” – termo utilizado para se referir aos testadores iniciais de um programa. Ou seja, só é possível testá-la com uma conta interna da Microsoft e ainda não há um modo offline.

Conforme apontado pelo Windows Central, a versão final deve chegar só em 2022, com uma prévia do aplicativo sendo lançado no fim deste ano. Portanto, muita coisa ainda pode mudar até lá. Caso você queira ter uma ideia de como o novo app de e-mail da Microsoft será, você pode acessar o Outlook Web, que é a versão mais próxima dele – embora o Windows Central aponte que a nova versão provavelmente terá mais recursos e integrações com o sistema operacional.

[The Verge, Windows Central]