Rumores dizem que a Microsoft vai lançar no final do mês o Xbox Music, serviço que deve oferecer streaming de música gratuito. Mas a surpresa é que, segundo boatos, a Microsoft quer comprar o Rdio – e isso faz bastante sentido.

De acordo com The Verge, a Microsoft vai lançar o Xbox Music em 26 de outubro, junto ao Windows 8. Ele deve oferecer músicas de graça por streaming, porém exibindo propagandas; para se livrar delas, você poderá comprar uma assinatura.

O Xbox Music estará disponível no Windows Phone, Windows 8 e (claro) no Xbox. Plataformas como iOS e Android também poderão acessar o serviço, mas não no lançamento. A Microsoft ainda não confirma os detalhes, mas este rumor parece bem confiável.

Há algum tempo, parecia que o Xbox Music seria um concorrente de serviços como o Rdio. Mas o The Next Web afirma ouvir boatos de que a Microsoft pode comprar o Rdio, serviço de streaming disponível inclusive no Brasil. Do TNW:

Estamos ouvindo rumores de certas fontes aqui na Europa de que a Microsoft está em negociações para adquirir o Rdio, empresa com sede em San Francisco (EUA) que oferece streaming, assinatura e descoberta de música digital.

Ainda estamos procurando mais detalhes, e nossos contatos dentro das duas empresas por enquanto mantêm silêncio sobre o assunto, mas nós estamos publicando o boato porque essas negociações provavelmente estão mesmo acontecendo, e porque um eventual acordo faria sentido para ambas as partes.

Faria sentido mesmo: com um acervo de 18 milhões de músicas, o Rdio poderia acelerar a expansão do novo Xbox Music. Além disso, o Rdio já está em 14 países, o que tornaria mais fácil o Xbox Music ganhar o mundo.

Tem mais: os criadores do Rdio são os mesmos do Skype, empresa comprada pela Microsoft em 2011. Vários executivos do Rdio já trabalharam no Skype; e na verdade, o Skype é um dos investidores que financiaram o Rdio. Então há muitas relações que poderiam facilitar a compra do Rdio pela Microsoft.

Mas por enquanto, é apenas um boato. A informação que parece mais segura, no entanto, é que veremos o serviço Xbox Music ainda este mês. [The Verge e The Next Web]