Depois de décadas sem alteração, a Microsoft vai mudar pela primeira vez o funcionamento da tecla Prt Scr (Print Screen) no Windows 11.
Agora, em vez de capturar a imagem da tela inteira, o botão irá abrir a ferramenta de recorte. A mudança já está em fase de testes em versões beta do sistema operacional. As informações são do The Verge.
Antes do novo sistema, já era possível alterar as configurações para exibir a opção de recorte após o print, acessando “configurações”, “acessibilidade” e, por fim, “teclado”. Entretanto, esse não era o comportamento padrão dos dispositivos, como passará a ser com a atualização do Windows.
Sem receber atualização há muitos anos, a função Print Screen apresentava alguns inconvenientes para os usuários, como capturar todas as telas na configuração de vários monitores, caso não fossem pressionados os botões ALT + Prt Scr.
A mudança no funcionamento do Print Screen parece ser útil no sistema, dispensando o uso de aplicativos externos para a função. Contudo, caso desagrade algum um usuário do Windows, é possível alterá-lo ao funcionamento anterior.
A alteração ainda não tem data de lançamento oficial.