Tecnologia

Microsoft vai turbinar o tradicional Paint com ajuda de IA

O Paint deve receber em breve um novo recurso de geração de imagens por IA - algo parecido com o que já fazem alguns chatbots
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Microsoft está testando novas ferramentas que aumentam a gama de recursos disponíveis no Paint, software clássico para desenhos livres e edição de imagens. Vazamentos indicam que, em breve, o grande público perceberá uma maior integração com inteligência artificial, que tornará o programa mais completo para a tarefa de editar fotos. 

A Microsoft vem investindo pesado em pesquisa de IA nos últimos anos com o propósito de integrar a tecnologia em seus produtos — algo que já acontece com o Bing, por exemplo.

O perfil PhantomOfEarth revelou em publicação no realizada no X, o antigo Twitter, que encontrou linhas de códigos referenciando um recurso de geração de imagens por IA chamado “Cocreator”, que significa literalmente “Co-criador”. A ferramenta é capaz de criar imagens baseando-se em instruções textuais fornecidas pelos usuários. É algo parecido com o que fazem alguns chatbots como Midjourney e Dall-E.

Além disso, uma das principais adições ao Paint é edição de projetos em camadas, assim como já acontece em editores premium populares, como o Adobe Photoshop, por exemplo. Atualmente, a novidade está disponível para testes apenas para membros do programa insider, nos canais Dev e Canary.

“Agora você pode adicionar, remover e gerenciar camadas na tela para criar arte digital mais rica e complexa. Com as camadas, você pode empilhar formas, texto e outros elementos de imagem uns sobre os outros”

O novo ícone fica localizado na barra de ferramentas, e oferece um painel lateral com recursos para mostrar, ocultar ou duplicar camadas. A empresa ainda não confirmou a data em que o novo recurso vai estrear, ou quais versões do Windows terão suporte.

Outra novidade que já está em fase de testes é a transparência. Quando for lançada, os usuários do Paint poderão abrir e salvar imagens no formato PNG com fundo transparente. Os elementos transparentes serão indicados pelo tradicional padrão xadrez.

Os novos recursos têm como objetivo possibilitar a criação de projetos mais “profissionais” com software gratuito, que nos últimos meses vem recebendo testes de ferramentas bem interessantes, como a remoção de fundo, que também permite a realização de edições mais complexas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas