Se existe algo chato em trocar de celular é pensar na possibilidade de perder todos os seus dados tão cuidadosamente adquiridos. Contatos e mensagens costumam ficar pelo caminho, ainda mais se você estiver trocando de plataforma. E se isso te impedia de sair do Symbian para adentrar no mundo do Android, uma combinação de aplicativos nada complexos pode te ajudar. Mas como ele não é gratuito – e nem barato – fica a questão: quanto vale a sua lista de contatos?

O SPB Migration Tool, que usa o site www.migratetoandroid.com para fazer o processo, requer alguns minutos do usuário. Primeiro, você escolhe seu quase finado aparelho com Symbian e seu futuro robô verde. Depois, hora de ligar os smartphones: do lado do Symbian, a tarefa é basicamente acessar um site e baixar a ferramenta. Depois, no Android, é preciso entrar no Market e comprar o aplicativo SPB Migration Tool, que sai pela bagatela de R$16,77. Ouch.

Depois disso, o usuário tem doze horas para fazer o processo de migração – ou seja, esteja com os dois aparelhos em mãos para não perder os dados, dinheiro e a cabeça. E, pronto, suas informações são transferidas sem muito sofrimento. E aí? Acha que vale a pena gastar tudo isso num app que será usado apenas uma vez ou é melhor tentar táticas alternativas para não perder aquele monte de números e mensagens? [SPB Migration Tool via Rodrigostoledo]