Erik Finman, um rapaz alemão de 19 anos, ficou rico com criptomoedas após sua avó lhe dar US$ 1.245 para investir (Cerca de mil euros). Ele agora tem cerca de US$ 1,5 milhão em bitcoins e tem algumas palavras duras para todos nós, perdedores. Finman diz que, “se você não se tornar um milionário nos próximos dez anos, a culpa é sua”.
• Plataforma de criptomoeda some com o dinheiro de investidores e deixa apenas a palavra “pênis” em seu site
• Sistema de criptomoeda suspeito de pirâmide fecha após pressão de autoridades nos EUA
Finman fez o comentário durante uma entrevista ao Business Insider. E mesmo o Business Insider ressaltando que é impossível para a pessoa média replicar o sucesso dele, o jovem resolveu dar uma resposta ruim.
Business Insider: a tecnologia também tem os seus limites, e criptomoedas hoje em dia têm um status diferente comparado com alguns anos atrás. Você acha que seria fácil se dar bem hoje em dia com a ajuda de seus pais?
Finman: Se forem espertos no ramo das criptomoedas nos próximos dez anos, muitas pessoas poderão ficar mais ricas do que ocorria antes.
Esta área ainda é relativamente pequena; a capitalização do mercado está em meio trilhão de dólares. Não quero que me entendam mal: isto é, claramente, uma grande quantidade de dinheiro, mas, em comparação com outros ativos, é pequeno. Assim sendo, eu digo que, se você não se tornar um milionário nos próximos dez anos, então a culpa é sua.
Novos modelos de negócio e inovações ainda estão surgindo nesta área. Além disso, há muitas oportunidades de investimento. É um tipo novo de corrida pelo ouro — ou um novo tipo de Vale do Silício —, dada a quantidade de oportunidades.
Veja! É fácil! É só colocar todo seu dinheiro (dado pela sua avó que pode te emprestar algum dinheiro) em criptomoedas!
Adolescentes são inocentes e não sabem quando devem ficar calados, então não podemos ser tão duros com Finman. Especialmente pelo fato de as coisas terem dado certo para ele. No entanto, é perigoso recomendar que as pessoas invistam largas quantias de dinheiro no que é, por ora, uma moeda virtual super volátil, pelo menos no caso do Bitcoin.
Ok, mas quem sou eu para falar disso? Bem, eu não sou um milionário do Bitcoin, então deixe o rapaz na dele. Eu nunca dei palestra no TEDxTeen (Sim, existe um TED para adolescentes) sobre como ficar rico. Faça o que você quiser com o seu dinheiro. Devo admitir que, se eu ficar rico com alguma tentativa muito improvável, talvez eu não diga às pessoas que elas são perdedoras se elas não ficarem milionárias.