Pesquisadores escoceses e australianos descobriram provas surpreendentes de que detonar minas terrestres, explosivos letais que liberam substâncias químicas tóxicas no solo, pode na verdade ser melhor para o meio ambiente do que removê-los completamente. O estudo aparece no periódico PLoS One.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Dundee e do Instituto James Hutton, ambos na Escócia, e o ChemCentre e a Universidade Curtin, ambos na Austrália, mediram a presença de TNT no solo. TNT é um composto químico venenoso e explosivo que infesta zonas de conflito e campos de minas terrestres. Os pesquisadores estavam comparando a presença de TNT em solos de que minas terrestres haviam sido removidas com aqueles em que as minas terrestres haviam sido detonadas.

Talvez você pense que remover as minas terrestres resultaria em menor poluição por TNT do que explodi-las, mas, conforme descobriram os cientistas, detoná-las mexeu com o solo ao redor, tornando-o mais poroso. Essa porosidade, segundo o que descobriram, tornou o solo mais acessível para a biorremediação, um processo em que bactérias consomem poluentes ambientais.

Conversando com a publicação escocesa The National, o pesquisador Nic Daeid explicou que as explosões permitiram às bactérias removedoras de poluentes acessar o solo mais rapidamente, e o solo mais poroso tinha uma menor contaminação tóxica no fim do período de seis semanas de estudo.

“Quando ocorrem explosões, o solo é fraturado e disperso de maneira que permite a remoção de TNT por meio de bactérias do solo, resultando em uma efetividade maior na remoção de toxinas que possam causar efeitos ambientais adversos”, afirmou. “As detonações causaram um aumento na porosidade do solo, o que se relacionou diretamente com uma taxa maior de perda de de TNT dentro dos solos detonados já que a área de superfície disponível para a biodegradação ocorrer aumentou.”

Retirar explosivos de campos minados é, como você imagina, um esforço muito perigoso e que leva bastante tempo. Humanitáros já usaram de tudo: de drones a cães, passando por abelhas-de-mel para ajudar na limpeza. Obviamente, isso não significa que qualquer um deveria sair detonando campos minados como desejar, mas os pesquisadores sugerem usar explosões menos tóxicas para aumentar a porosidade dos solos contaminados por TNT. Restaurar o meio ambiente depois do conflito é extremamente importante, e esse pode ser um grande passo na compreensão do processo.

[The National]