Opções de criptografia utilizando PGP são efetivas, mas o labirinto de chaves e senhas e um sistema que parece uma tese de mestrado escrita em jargão especializado podem ser um imenso problema para os leigos. Mas agora existe uma opção mais descomplicada para fazer a troca de documentos simples com segurança: a extensão para Chrome chamada Minilock oferece uma alternativa simples para quem quer se certificar de que o envio de seus arquivos está sendo feito de forma simples, mas sem toda a complicação do PGP.

t9aulmoijtrfjux0clud



É tudo bem fácil: depois de instalar o Minilock no Chrome, você receberá um ID de 44 caracteres e poderá criar uma senha (obviamente, ele não permite que você use uma senha fraca). Para compartilhar documentos, você simplesmente solta o arquivo no Minilock e digita o ID da pessoa para quem você deseja enviá-lo. Pronto, só isso. Embora você só possa compartilhar/criptografar um arquivo de cada vez, você pode enviá-lo para várias pessoas ao mesmo tempo.

O criador do Minilock, Nadim Kobeissi disse ao The Verge que escolheu o Chrome porque o navegador é “um dos ecossistemas mais seguros que existem”. O sistema do Minilock é baseado num código relativamente simples que já foi testado e avaliado por outros programadores quanto à segurança.

O Minilock ainda não tem muitos usuários, mas é fácil e usar e uma boa opção para enviar arquivos para alguém que não tem o costume de usar criptografia e que dificilmente começaria a usar PGP ou algo assim. Mas o Minilock não apaga seu histórico de envios nem permite que você bata papo com os destinatários, então se você quiser esconder seu histórico ou ter um cliente de chat criptografado, melhor procurar outra opção. Mas se você só quer colocar um cadeado digital num arquivo, ele parece uma boa ferramenta.

[Via The Verge]