Foram alienígenas ou artistas? Na terça-feira (24), a internet ficou fascinada com a descoberta de um monólito metálico inexplicável, no meio do nada, por oficiais do Departamento de Segurança Pública de Utah. Aproximadamente 24 horas depois, temos mais respostas, tudo graças aos detetives amadores online.

E dado o longo histórico da área com Hollywood, dá para apostar que o monólito foi um acessório utilizado em um filme ou foi colocado lá como uma piada por alguém que trabalhava em um programa de TV ou filme. Mesmo assim, ainda temos esperança de que sejam alienígenas.

Os usuários do Reddit passaram a terça-feira rastreando as rotas de voo dos dois helicópteros da Segurança Pública de Utah em Moab, registrados como N352HP e N325SL, com base em informações da FlightAware. A partir disso, outros restringiram a provável localização do monólito para algum lugar próximo ao Parque Nacional de Canyonlands e sua intersecção com o Rio Colorado.

Depois disso, um usuário do Reddit foi capaz de encontrar o monólito no Google Earth. As coordenadas do estranho objeto são 38,343080°, -109,666190°, e o Google Earth mostra que ele fica ao sul do Parque Estadual Dead Horse Point, entre o parque e Needles Point, um ponto turístico.

Outros usuário recorreram a dados de históricos de imagem do Google Earth para descobrir quando o monólito apareceu: foi em algum momento entre agosto de 2015 e outubro de 2016. Como um dos detetives da internet apontou, o monólito de três lados está a quilômetros da estrada pavimentada mais próxima.

Imagem: Google Earth

O monólito também está relativamente perto do Parque Nacional de Canyonlands, a primeira pista baseada nos registros de voo do helicóptero. Dead Horse Point e Canyonlands foram o cenário de vários filmes e programas de TV.

Dead Horse Point foi o local de filmagem de Westworld, da HBO, que começou a ser filmado em 2016, e dos filmes Thelma & Louise (1991), Con Air (1997), Missão Impossível 2 (2000), John Carter (2012), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), e talvez mais apropriadamente, o filme 127 Horas (2010) sobre um alpinista que fica com o braço preso sob uma pedra e tem que cortá-lo para chegar a um lugar seguro.

O Parque Nacional de Canyonlands também foi usado para as séries MacGyver e Toque de um Anjo, de acordo com o IMDB. Canyonlands também foi o local para as filmagens de clássicos do cinema visualmente deslumbrantes, como Koyaanisqatsi (1982) e Baraka (1992). Vários westerns também foram filmados lá, incluindo Sangue de Heróis (1948), Warlock (1959), Os Comancheros (1961), Rio Conchos (1964) e Gold of the Seven Saints (1961).

Apesar das comparações com o monólito negro do clássico de ficção científica de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisseia no Espaço, é muito improvável que qualquer parte desse filme tenha sido filmada em Utah, visto que o filme foi quase totalmente produzido na Inglaterra.

Kubrick era excêntrico o suficiente, no entanto, para que pudesse ter filmado algo secretamente no deserto de Utah, apenas para que descobríssemos em 2016 por meio de um intermediário que colocou um monóliyo lá. Essa seria uma pegadinha muito elaborada. A hipótese mais provável é meio chata: alguém da equipe de Westworld provavelmente tinha alguns restos de metal e muito tempo livre.

A Segurança Pública de Utah se recusou a divulgar a localização exata do monólito em Red Rock Country porque temia que as pessoas saíssem para encontrar o objeto metálico, ficassem presas e precisassem ser resgatadas. Portanto, agora que a informação é pública, o melhor que se pode fazer é pedir que os turistas não se aventurem a descobrir o local. Não há necessidade de sair e recriar 127 Horas.

Então, o monólito foi um acessório em um filme ou programa de TV de grande orçamento? Essa questão ainda está no ar, mas parece uma explicação mais plausível do que alienígenas.