Moderação de conteúdo online não é tão fácil quanto parece
Estamos à frente de uma tentativa de moderação do conteúdo da internet no Brasil — a discussão que envolve moderadores privados e públicos, tem a ver com a sociedade civil. Em meio às tensões que o debate traz, alguns pontos importantes passam despercebidos — afinal, tudo parece uma disputa que só tem dois lados.
A primeira questão que me vem à mente em meio a tudo isso é: O que é moderação de conteúdo e “como surgiu?. A ideia ganhou força no debate da governança da internet como um dos mecanismos de organização da participação online, buscando como resultado final a cooperação e a prevenção de abusos e de violências. Assume-se que a internet é um território ocupado e que, por isso, é necessário pensar formas saudáveis a convivência.
Antes de toda interatividade nas redes sociais, fóruns ou comunidades eram os pontos de encontros de pessoas que queriam debater ideias, falar sobre gostos em comum etc. Os fóruns eram construídos pela galera que o frequentava, mas, como toda plataforma com muitos usuários, eles tinham moderação de conteúdo — que poderiam ser usuários que mais comentavam ou pessoas de confiança do criador da plataforma. Também existiam diversas regrinhas pensadas por quem criou.