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Um ensaio pós-apocalíptico pelo “modo de captura” do jogo Mad Max

O mundo pós-apocalíptico de Mad Max através de imagens feitos pelo Modo de Captura contido no jogo.

por Bruno Izidro

Mad Max foi lançado no início de setembro para PS4, Xbox One e PC e estava sendo bem esperado após todo o sucesso que Estrada da Fúria fez nos cinemas. Infelizmente o jogo não chega a ser uma obra tão impactante quanto o filme e sofre de vários defeitos, desde bugs até uma estrutura de jogo que cansa rapidamente.

Ainda assim, Mad Max possui aspectos bem interessantes. Entre eles – e o que mais consumiu meu tempo enquanto eu jogava – está o “Modo de Captura”, um recurso já comum em lançamentos recentes, como The Last of Us Remastered e Shadow of Mordor. Com ele é possível adicionar filtros e efeitos para tirar uma screenshot de forma mais artística (ou bizarra) possível. É basicamente um modo Instagram dentro do jogo.

Então, que tal conhecermos mais das Terras Devastadas de Mad Max pelas lentes desse recurso que o próprio jogo proporciona? Preparem-se para testemunhar um ensaio pós-apocalíptico cheio de poeira, cenários desolados e fotografias estranhas.

Mesmo contando uma história inédita e original de Max, o jogo tem certas ligações e referências aos filmes, principalmente ao recente Estrada da Fúria. A mais evidente é que o vilão do jogo, Scabrous Scrotus (que nome hein?), é um dos filhos de Immortan Joe. Além disso, a cidade de Gas Town (acima), que só é mostrada rapidamente no longa, também pode ser visitada em certa altura do jogo.

Continuando com as referências, os War Boys vistos do recente filme também fazem participação no game. Eles são o exército de Scrotus e principais sacos de pancada de Max.

Por falar em pancadas, o combate é similar ao visto na série Batman Arkham, e Max pode usar armas como facas para realizar finalizações.

Após alguns golpes, Max também entra em um modo “Fúria”, que causa mais danos e possibilita finalizações especiais, como chaves de braço.

As vezes ele pode se empolgar e bater tão forte que acaba causando “danos” irreversíveis aos inimigos. Pois é, acontece ¯\_(ツ)_/¯

A Terra Devastada (Wasteland no original) que ambienta todo o jogo é dividida em regiões, e a primeira em que nos localizamos no jogo é chamada de “Deserto Branco”. O local é, na verdade, o fundo de um oceano que secou após os eventos do apocalipse daquele mundo.

Por isso os cenários estão cheios de destroços de navios e embarcações. Na maioria deles é possível explorar à procura de sucatas.

Em certos pontos do mapa, também é possível utilizar balões para identificar lugares importantes na região, além de servirem como fast travel e, principalmente, para perceber o quanto o jogo é bonito.

Um dos pontos importantes do mapa são os Fortes, que são base de operações de aliados de Max. Como já explicamos em um post anterior, os fortes podem ser melhorados com sistema de água, comida e gasolina, o que beneficia também o personagem.

Um fato interessante dos Fortes é que neles moram pessoas que começam a criar pequenas comunidades e eles enriquecem, mesmo que de forma bem tímida, a mitologia própria daquele mundo.

No Forte de Gutgash, por exemplo, habitam pessoas que acreditam que as águas do oceano retornarão e, por isso, conservam o local para quando o dia prometido chegar. Fora que eles cultuam tudo o que é relacionado ao mar, ao ponto de os venerar como divindades.

Fora as comunidades nos Fortes, é possível encontrar pessoas vagando a esmo pelas Terras Devastadas. Eles sempre estão pedindo por água e caso Max compartilhe um pouco do que tem, eles revelam locais para podem guardar itens interessantes.

No jogo é possível explorar diversos locais, alguns não necessariamente na superfície. Túneis ou abrigos subterrâneos, normalmente com inimigos, podem ser achados aqui e ali.

Ou locais que lembram um passado remoto e que foram soterrados pela areia e dunas, mas que ainda podem guardar segredos e itens úteis para a aventura.

Ainda é possível encontrar também ruínas da época antes de tudo ir pro saco, mas que agora se transformaram em bases para o exército de War Boys de Scrotus. Limpar esses locais diminui a influência dos inimigos na região.

Nas bases, é comum encontrar “Varredores de Guerra”, que são o mais próximo que há no jogo do já icônico War Boy da guitarra de Estrada da Fúria. Eles servem para inspirar os outros War Boys a lutarem com mais motivação contra Max e, se não forem eliminados logo, dão mais poder de ataque aos demais. Ou seja, são os bardos pós-apocalípticos.

O grande destaque de Mad Max, sem dúvida, é o possante dirigido pelo personagem, o Magnum Opus. Apesar do nome imponente, no início do game ele não passa de um monte de sucata sobre quatro rodas.

O objetivo principal de Max é construir, peça por peça, e melhorar o veículo conforme se progride no jogo. O Magnum Opus também pode ser de vários tipos e formatos.

Há a opção de construir modelos pré-estabelecidos do Magnum Opus. Eles são chamados de “Arcanjos” e podem ser de variadas configurações: rápidos, mas poucos resistentes a batidas; ou máquinas de guerra que servem para destruir os oponentes também motorizados.

Com o Magnum Opus há também a introdução de Chumbucket, o personagem mais interessante de todo o jogo. Ele é seu co-piloto e também mecânico, que tanto instalada novas peças no veículo (que é visto por ele como um ser divino) como também o conserta quando fica muito danificado.

É por causa do Magnum Opus também que ocorrem os momentos mais divertidos do jogo, como as perseguições e combate de veículos (uma pausa nas imagens para um vídeo para melhor demonstração).

Nada melhor do que acabar com um War Boy usando o seu possante para deixá-lo com as melhores poses.

Outras atividades envolvendo o carro são corridas, que estão espalhadas em vários cantos do mapa. Nelas é possível correr com o Magnum Opus ou outro veículo que Max adquiriu dos inimigos.

As corridas têm até um quê de Road Rash, já que é possível destruir o carro dos outros competidores.

Há também desafios de saltos, o que sempre rende ótimas imagens.

Uma surpresa do “Modo de Captura” é que ele não serve só para imagens estáticas e há também opção para vídeos, com a possibilidade de usar os mesmos filtros. Com isso é possível jogar de forma mais cinematográfica como, por exemplo, deixar o jogo em preto e branco (e com a logo caso tenha esquecido que game está jogando).

Durante a exploração pelas Terras Devastadas, é preciso ter cuidado com as tempestades de areia que acontecem de tempos em tempos. Dentro das tempestades, há raios que podem danificar o carro e detritos que causam um dano considerável se acertam Max.

Com todas essas poses, ângulos e efeitos, mesmo um jogo um tanto quanto repetitivo como Mad Max pode ficar mais interessante e até inspirador. Afinal, o fim do mundo nunca esteve tão bonito.


Localizado com legendas em português, Mad Max está disponível para PS4, Xbox One e PC. A cópia do jogo foi cedida pela WB Games.

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