Monstro norueguês vira a nova febre da Netflix em “O Troll da Montanha”

Suspense norueguês do diretor de "A Onda" quebrou recorde de longa-metragem em língua não inglesa
o troll da montanha
Imagem: Divulgação/Netflix

Uma das novidades da Netflix em dezembro é o lançamento do filme inspirado no folclore norueguês “O Troll da Montanha” (2022). O filme de ação e suspense está disponível no streaming há uma semana e já quebrou o recorde de longa-metragem em língua não inglesa, com 75,86 milhões de horas assistidas, ultrapassando Céu Vermelho-Sangue (52,37 milhões de horas).

Na trama, dirigida por Roar Uthaug, de “A Onda” e “Tomb Raider”, uma explosão na montanha de Dovre acorda um troll enfurecido após mil anos. Para conter o caos, uma equipe de paleontologistas tenta impedir o monstro, que parte em direção à capital da Noruega, Oslo.

O filme aborda as intervenções humanas no meio ambiente, que contribuem para as mudanças climáticas. Na crítica internacional, “O Troll da Montanha” alcançou 88% de aprovação no Rotten Tomatoes com 18 avaliações verificadas, sendo 16 positivas e apenas 2 negativas.

Atualmente, a mitologia nórdica vem ganhando cada vez mais espaço na TV e nos cinemas. Destacam-se obras como a série “Vikings” e a franquia Thor, da Marvel, além de títulos como “Midsommar: O Mal Não Espera a Noite” (2019).

A produção do longa teve início em setembro de 2021, chegando ao fim em dezembro do mesmo ano. As gravações ocorreram na capital Oslo e em regiões afastadas na Noruega. Nos papéis principais, estão dois nomes populares da Noruega: Ine Marie Wilmann (Sonja) e Mads Sjøgård Pettersen (Namorado de Natal).

De acordo com o folclore escandinavo, trolls são feras gigantes de aparência grotesca que vivem em regiões distantes da civilização, representando um enorme perigo para os seres humanos.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas