Com a chegada do inverno no hemisfério norte, é esperado que diversas pessoas ao redor do mundo postem nas redes sociais fotos e vídeos curtindo a neve. Isso é mais comum ainda quando pensamos em locais como Nova York, nos Estados Unidos, ou Berna, na Suíça. 

Mas o primeiro dia de 2022 levou neve a uma região em que o fenômeno é pouco usual: Tabuk, na Arábia Saudita. A nevasca na manhã de sábado foi acompanhada por chuvas fortes, e o clima extremo fez com que as forças de segurança fechassem a estrada que leva à montanha de Jebel Al Lawz, onde a neve foi registrada.

O fechamento ocorreu depois de milhares de residentes e visitantes terem subido ao topo para apreciar a vista. Imagens publicadas nas redes sociais mostram tanto a neve quanto o momento posterior a ela, em que o gelo foi coberto novamente pela areia do deserto. Confira:

Apesar de algumas cidades do norte da Arábia Saudita terem recebido neve no ano passado, essa é a primeira vez desde 2018 que o país do Oriente Médio enfrenta nevascas tão intensas. Quatro anos atrás, moradores e turistas também aproveitaram a oportunidade para andar de trenó e realizar outras brincadeiras na neve.

O Centro Nacional de Meteorologia do Reino (NCM) afirmou que as tempestades devem persistir em algumas regiões do país até esta segunda-feira (3). As cidades de Tabuk, Meca e Al-Qassim, por exemplo, devem receber chuvas moderadas a fortes. Por conta disso, a Defesa Civil da Arábia Saudita pediu que todos “fiquem vigilantes” em meio à baixa visibilidade e à possibilidade de chuvas intensas e trovões.