A atriz Angela Lansbury, conhecido por interpretar Jessica Fletcher na série “Assassinato por Escrito” (“Murder, She Wrote”), morreu nesta terça-feira (11), aos 96 anos.
“Os filhos da dama Angela Lansbury estão tristes por anunciar que sua mãe morreu pacificamente enquanto dormia em casa, em Los Angeles”, diz o comunicado da família, reproduzido pelo canal norte-americano NBC.
Angela recebeu três indicações ao Oscar e ganhou sete prêmios Tony ao longo de seus 75 anos de carreira. É dela o recorde de indicações ao Emmy. Foram doze pela interpretação da protagonista Jessica Fletcher desde a estreia até o final da série, de 1984 a 1996.
Nascida em Londres, Angela teve seu talento descoberto logo na adolescência pelo dramaturgo e roteirista John van Druten.
Logo em seu primeiro papel no cinema, a atuação de Angela lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por dar corpo e voz à empregada doméstica Nancy Oliver no filme “À Meia Luz” (1944).
A atriz tinha uma habilidade única e sensível em interpretar mulheres mais velhas, em especial matriarcas. Em 1961, aos 36 anos, foi a mãe de Elvis Presley no longa “Feitiço Havaiano”. Na época, o cantor tinha 26 anos.
No ano seguinte, Angela assumiu o papel da mãe malévola do ex-militar Laurence Harvey, apenas três anos mais jovem que ela, no filme “Sob o Domínio do Mal”, dirigido por John Frankenheimer. A atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.