Morre ator americano de “Titanic” que interpretou o milionário dono da Macy’s

A informação foi confirmada pela filha de Lew Palter : o ator morreu em 21 de maio de câncer de pulmão em sua casa em Los Angeles. Ele fez o papel de Isidor Straus, dono da loja de departamento Macy's em "Titanic"
Lew Palter
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures e 20th Century Fox

O ator norte-americano Lew Palter, protagonista de uma das cenas mais emocionantes do clássico “Titanic” (1997), morreu aos 94 anos em Los Angeles (EUA). Segundo informações do The Hollywood Reporter, a notícia foi dada pela filha do ator, Catherine Palter. Ela relatou que Lew morreu em casa no dia 21 de maio de câncer de pulmão. 

Para quem não lembra, Palter teve uma breve, porém marcante, aparição em “Titanic”, de James Cameron, vencedor de 11 Oscars. O ator e professor de atuação interpretou o magnata Isidor Straus, dono da famosa loja norte-americana de departamento Macy’s — o outro sócio era seu irmão.

Era um passageiro idoso e milionário que decidiu morrer na cama abraçado com a esposa quando o navio se enche d’água. Foi o último papel de Lew em um longa. 

Vale destacar que Isidor Straus não é um personagem fictício. Na vida real, Isidor morreu porque se recusou a entrar em botes salva-vidas por ainda haver mulheres e crianças a bordo.

Sua mulher, Ida, teria se recusado a embarcar no bote salva-vidas que resgatava mulheres e crianças para ficar ao lado do marido, com quem era casada há mais de 40 anos. Eles foram vistos de braços dados no convés do navio, enquanto afundava nas águas geladas. Os relatos dos sobreviventes em torno de Isidor e Ida acabaram inspirando a cena de Lew Palter.

Isidor  e a esposa foram dois dos passageiros mais ricos a permanecer no Titanic. Coincidentemente, na vida real, o são tataravós de Wendy Rush, esposa de Stockton Rush, o CEO da OceanGate que estava no comando do submersível Titan e morreu na semana passada

Trajetória de Lew Palter

Natural de Nova York, Lew Palter fez mais de 50 trabalhos no audiovisual, aparecendo em produções como “O Homem da Virgínia” (1968), “Missão Impossível” (1969), “Columbo” (1974), “Kojak” (1974), “As Panteras” (1977), “O Incrível Hulk” (1980) e “Esquadrão Classe A” (1983). Ele também trabalhou como professor de atuação na universidade CalArts, entre 1971 e 2013, onde ensinou astros como Ed Harris, Don Cheadle e Cecily Strong.

“Lew amava a arte de atuar e ensinava seus alunos a fazer o mesmo. Ele promoveu profunda curiosidade, cuidado, intelecto e humor em cada cena, peça e aula”, disse o reitor da CalArts School of Theatre, Travis Preston, em um comunicado. “Ele tinha o maior respeito por seus alunos e os encorajava a encontrar a verdade em seu trabalho e em suas vidas.”

Lew Palter deixa uma filha e três netos. A atriz Nancy Vawter, com quem ele foi casado por 64 anos, morreu em 2020. 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas