Morre Gal Costa, gigante da MPB, aos 77 anos

Assessoria de imprensa confirmou a morte nesta quarta-feira (9). Artista baiana foi uma das maiores vozes da música brasileira
Morre Gal Costa, gigante da MPB, aos 77 anos
Imagem: Karina Zambrana/Flickr/Reprodução

A cantora Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos. A assessoria de imprensa da artista confirmou a informação à Folha de S.Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

whatsapp invite banner

Gal estava na lista de shows do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último final de semana, mas cancelou a participação de última hora. 

Segundo a equipe, ela precisava se recuperar da retirada de um nódulo na fossa nasal direita. Por recomendações médicas, a artista não faria mais shows até o final de novembro.  

Gal se preparava para dar início à turnê “As várias pontas de uma estrela”, focada em revisitar grandes sucessos dos anos 1980. Sua agenda previa shows para dezembro e janeiro.

Nascida em Salvador, na Bahia, Maria da Graça Costa Penna Burgos revolucionou as vozes e a cultura musical brasileira desde sua consolidação como cantora, na década de 1960. Nessa época, a cantora se aproximou de grandes nomes da música nacional, como os também baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Gal foi um dos principais nomes do movimento tropicalista, iniciado com o lançamento do álbum “Tropicália ou Panis et circensis”, em 1968. Em 1971, lançou “Fa-tal”, provavelmente o seu principal álbum — que seria apresentado na íntegra no festival Primavera Sound, no último fim de semana.

Outras canções marcantes envolveram intepretações de compositores importantes da música brasileira, como Dorival Caymmi (Modinha de Gabriela), Chico Buarque (Folhetim) e Morais Moreira (Festa do Interior).

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas