Morre o animador mais antigo da Disney, que fez “A Dama e o Vagabundo” e “Rei Leão”

Lenda da animação de 87 anos era o funcionário mais antigo da Disney, onde trabalhou por sete décadas
Burny Mattinson
Imagem: Divulgação/The Walt Disney

O animador americano Burny Mattinson morreu aos 87 anos na última segunda-feira (27). O artista era o funcionário mais antigo da The Walt Disney Company, e trabalhou na empresa por quase 70 anos como diretor, produtor, animador assistente e artista de storyboard. 

A informação foi confirmada pela própria Disney. Burny faleceu no Centro de Enfermagem e Reabilitação Canyon Oaks, em Canoga Park, Califórnia. No entanto, a causa concreta da morte não foi divulgada. Ainda segundo comunicado da empresa, o animador receberia o deveria receber o prêmio de 70º aniversário (o primeiro) em 4 de junho.

“Você fez do nosso mundo um lugar mais feliz e inspirou gerações de artistas com seu coração , humor e capacidade de contar histórias. Obrigado por seu legado, Burny”, disse a Disney, em um comunicado publicado no Twitter.

O diretor da Disney e vencedor do Oscar, Don Hall, disse: “Por quase 30 anos, tive o privilégio de trabalhar ao lado de Burny Mattinson, de ‘Ursinho Pooh’ a ‘Operação Big Hero’ e, mais recentemente, ‘Mundo Estranho’. Fiquei maravilhado com sua arte, apreciei seu bom humor e senti-me extasiado com suas histórias da história da Disney. Eu o amo muito”.

Burnett Mattinson nasceu em San Francisco em 13 de maio de 1935, e foi o primeiro de dois filhos. Antes de completar 6 anos, sua mãe o levou ao San Francisco Orpheum Theatre, onde ele assistiu ao “Pinóquio” da Disney. “Desde que vi aquele filme, esse era meu sonho: trabalhar nesse negócio”, lembrou Mattinson certa vez. “Então, eu trabalhava todo dia, desenhando”. 

Burny Mattinson começou sua trajetória na Disney aos 18 anos, assim que se formou no colégio. Ele começou a desenhar ainda na infância, inspirado pelo filme “Pinóquio”. Seu primeiro trabalho no estúdio foi na equipe técnica da animação “A Dama e o Vagabundo” (1955).

Ele ainda trabalhou em clássicos do estúdio do Mickey, como “A Bela Adormecida” (1959), “101 Dálmatas” (1961) e “Robin Hood” (1973) e também deixou sua marca em filmes mais contemporâneos, como “A Bela e a Fera” (1991), “Aladdin” (1992), “O Rei Leão” (1994), “Pocahontas” (1995), “O Corcunda de Notre Dame” (1996), “Mulan” (1998) e “Tarzan” (1999).

Como diretor principal, Mattinson assinou o especial “O Natal Mágico do Mickey: Nevou na Casa do Mickey” (2001). Ele atuou como supervisor de história no longa-metragem de 2011, “O Ursinho Pooh” , e contribuiu para o curta-metragem do Pateta de 2007, “Instale Seu Home Theater com o Pateta”. Burny ainda trabalhava em tempo integral no Walt Disney Animation Studios como consultor de histórias e mentor.

Burny Mattinson

Burny Mattinson era conhecido como o funcionário mais antigo da Disney com 70 anos na empresa -Imagem: Divulgação/The Walt Disney

Ainda segundo comunicado, o funeral será privado e ele será sepultado em Forest Lawn, Hollywood Hills. Em vez de flores, as doações podem ser feitas ao MPTF (Motion Picture and Television Fund) em Woodland Hills, Califórnia.

Mattinson deixa sua esposa, Ellen Siirola, e seus dois filhos Brett e Genny, além de quatro netos.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas