Cultura

Morre Richard Roundtree, o “Shaft”; Samuel L. Jackson homenageia: “O melhor”

Samuel L. Jackson e Roundtree contracenaram como tio e sobrinho em dois filmes da franquia "Shaft"; confira a repercussão
Samuel L. Jackson (esq.) e Richard Roundtree - Imagem: Warner Bros. Pictures/Reprodução

O ator Richard Roundtree, o primeiro herói negro do cinema dos Estados Unidos, morreu na tarde desta terça-feira (24) aos 81 anos, informou o Deadline. Roundtree tratava um câncer no pâncreas. O astro negro ficou conhecido por interpretar John Shaft na franquia “Shaft” nos anos 70.

A notícia da morte lhe rendeu homenagens, inclusive de Samuel L. Jackson. Os dois contracenaram nos reboots de “Shaft”, de 2000 e de 2019. Samuel era o sobrinho do protagonista interpretado por Richard Roundtree.

Foi a partir da produção de 2000 que Samuel L. Jackson assumiu como protagonista dos filmes da franquia.

Pelo Instagram, ele homenageou o “herói negro”.

“Richard Roundtree, o protótipo, o melhor já feito. Todos sabemos que Shaft é e sempre será sua criação. Sua morte deixa um buraco profundo não apenas no meu coração, mas tenho certeza de que o de muitos de vocês também. Amo você, irmão, vejo você andando pelo meio da rua principal no céu e Isaac conduzindo sua música”, disse Samuel citando a música-tema do filme de 1971 — que foi indicada ao Oscar.

Em 1972, Isaac Hayes se tornaria o primeiro homem negro a vencer com melhor canção original no Oscar.

A carreira do ator

Com 50 anos de carreira, Richard Roundtree fez os filmes “Shaft”, de 1971, “ O Grande Golpe de Shaft”, de 1972, e “Shaft na Africa”, de 1973. Também em 1973, Richard Roundtree viveu o protagonista John Shaft numa série de TV que durou uma temporada.

O primeiro filme lhe rendeu a indicação ao Globo de Ouro de ator revelação.

Ele ainda participou do filme de 2000, onde Samuel era sobrinho do Shaft original e sendo mentorado por ele. Na sequência de 2019, três gerações do herói foi retratada com Richard RoundTree, o próprio Samuel e o filho dele na ficção, Jessie T. Usher.

O ator também prestou sua homenagem ao pioneiro. 

“Ele me ensinou muitas coisas, mas acima de tudo, humildade e agradecimento”, escreveu Jessie T. Usher ao contar como foi a primeira vez que eles se conheceram.

A atriz Viola Davis também se manifestou, agradecendo o trabalho pioneiro de Richard Roundtree para os negros no cinema.

“Você resumiu a masculinidade negra na tela quando precisávamos tão desesperadamente dela”, escreveu.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas