Morre Vivienne Westwood, estilista inglesa que criou a estética punk
Poucas horas depois do Rei Pelé, foi anunciada a morte da estilista britânica Vivienne Westwood nesta quinta-feira (29), aos 81 anos. Representantes da artista que popularizou o estilo punk confirmaram o falecimento ao jornal The Guardian.
O comunicado, divulgado à imprensa britânica, diz que Wood morreu pacificamente cercada por sua família em Clapham, no sul de Londres. Ela deixa o marido e parceiro criativo, Andreas Kronthaler, de 81 anos, e os filhos Joseph Corré e Ben Westwood.
“Continuarei com Vivienne em meu coração”, disse Kronthaler. “Trabalhamos até o fim e ela me deu muitas coisas para fazer. Obrigada querida”. O perfil oficial de Westwood no Twitter confirmou a informação.
29th December 2022.
Vivienne Westwood died today, peacefully and surrounded by her family, in Clapham, South London.
The world needs people like Vivienne to make a change for the better. pic.twitter.com/YQwVixYUrV
— Vivienne Westwood (@FollowWestwood) December 29, 2022
Dona de um estilo colorido e irreverente, Westwood estava à frente da loja “Sex”, o centro da moda punk no Reino Unido na década de 1970. Ela criava e selecionava peças que criassem um visual controverso aos modelos da época, com elementos fetichistas e chocantes.
Ao lado do ex-parceiro Malcolm McLaren, Vivienne Westwood criou o estilo e identidade visual do grupo Sex Pistols, que mais tarde se tornou um dos principais ícones do movimento punk no mundo.
https://www.instagram.com/p/ClhDP4Nu-eR/
Com um posicionamento anti-establishment, a estilista perpetuou seu estilo em uma marca própria até o final da vida. Seus componentes visuais marcantes transformaram a moda como ponto de referência para a comunicação e expressão individual.
“O mundo precisa de pessoas como Vivienne para fazer uma mudança para melhor”, escreveu o perfil da marca no Twitter, após a confirmação da morte da estilista.