Como se já não estivéssemos tristes o bastante com o fim iminente da Cassini, a NASA agora criou um vídeo para que possamos assistir como serão os momentos finais da sonda quando ela se chocar com a atmosfera de Saturno em 15 de setembro.

• RIP Cassini: uma retrospectiva das fotos mais impressionantes de Saturno tiradas pela sonda
• Por que esta bela imagem do polo norte de Saturno fascinou entusiastas do espaço

Ao longo dos últimos 13 anos, o satélite Cassini, da NASA, conduziu algumas das mais importantes expedições científicas em torno de Saturno e suas luas. As imagens e a informação que a sonda enviou de volta para a Terra permitiram a publicação de mais de 3.000 artigos científicos, de acordo com a NASA. Porém, após passar quase 20 anos no espaço, a Cassini está ficando sem combustível, e, em vez de arriscar uma colisão indesejada em uma das 62 luas de Saturno, a NASA decidiu encerrar a missão da Cassini mergulhando-a na atmosfera do planeta. Ela sairá de cena triunfante, como o Gigante de Aço no fim daquele filme miserável e triste que adoro com cada fibra de meu ser.

O vídeo, de 3m40s, recapitula algumas das maiores conquistas da Cassini, como encontrar lagos de metano na lua Titã e plumas geladas na Encélado. Tudo termina com a última atuação da missão de Grand Finale de seis meses da Cassini, em que o satélite irá queimar na órbita de Saturno e se tornar parte do mesmo objeto que tem estudado há mais de uma década. Aqui entram as lágrimas e a música triste.

Para ser justa, isso é muito a cara da Cassini: mesmo em sua morte, o corajoso e pequenino satélite terá sua antena apontada para a Terra, transmitindo sua vida até o último instante.

Em 26 de abril, a Cassini irá começar seu “grand finale“, uma série de 22 mergulhos entre Saturno e seus anéis, culminando em 15 de setembro. Embora todos estejamos tristes que ela irá partir, pelo menos o fará com muita glória. Vá com Deus, pequena Cassini.