Moto G14: o básico da Motorola  que vale a pena

Você está procurando um smartphone com bateria que dura o dia todo e cabe no bolso? O Moto G14 vale a pena!
Moto G14

A Motorola lançou em agosto de 2023 o Moto G14 em quatro opções de cores, oferecendo um aparelho que combina leveza e praticidade. 

whatsapp invite banner

Com 4GB de memória RAM e 128GB de memória interna, o Moto G14 se destaca em sua categoria de preço, sendo um aparelho de entrada. 

Mas será que o Moto G14 vale a pena? É isso o que vamos descobrir nesse conteúdo. 

Para garantir o seu Moto G14 com valores exclusivos, acesse nosso link

Tela e design 

O Moto G14 da Motorola apresenta um design que transmite uma sensação de sofisticação, típica de um dispositivo de gama média, apesar do seu preço acessível

Seu acabamento plano e o uso de vidro acrílico PMMA proporcionam uma textura agradável e um visual elegante. 

No lado direito, encontram-se os botões de volume e o botão de ligar/desligar, que integra um leitor de impressão digital, otimizando o acesso e melhorando a ergonomia durante o uso, especialmente em jogos.

A parte superior do Moto G14 inclui uma entrada para fone de ouvido de 3,5 mm, enquanto a lateral esquerda abriga a bandeja do cartão SIM. A borda inferior do telefone está equipada com uma porta de carregamento USB-C, microfone e grade de alto-falante. 

Atrás, o dispositivo exibe uma configuração de câmera dupla com etiquetas indicativas de ’50MP’ e ‘Quad Pixel’, embutidas em uma ilha de câmera mais discreta do que a maioria dos smartphones deste segmento, conferindo-lhe um toque mais premium. 

Na frente, o Moto G14 possui uma tela Full HD+ de 6,5 polegadas com um entalhe central para a câmera selfie. 

A tela, porém, é configurada para oferecer uma visualização confortável com brilho adequado, cores vibrantes e bons ângulos de visão, garantindo uma boa experiência de visualização.

Performance 

Equipado com o chipset Unisoc T616 octa-core, o Motorola Moto G14 demonstra um bom desempenho para um smartphone de entrada, combinado com 4 GB de RAM LPDDR4X e 128 GB de armazenamento UFS2.2, expansível até 1 TB via microSD. 

O aparelho perfoma de forma satisfatória em uso cotidiano, gerenciando multitarefa e aplicativos de mídia social e streaming sem dificuldades. 

Rodando o Android 13 com a interface MyUX, que é livre de bloatware e oferece amplas opções de personalização, o Moto G14 facilita a interação e configuração pelo usuário. 

Embora o dispositivo não seja ideal para jogos pesados devido a limitações do chipset e da tela, jogos como Subway Surfers e Call of Duty: Mobile rodam bem em configurações gráficas médias. 

Além disso, a inclusão de alto-falantes estéreo com Dolby Atmos enriquece a experiência auditiva, dispensando o uso de fones de ouvido.

Câmera e bateria 

O Motorola Moto G14 vem equipado com um sistema de câmeras traseiras composto por um sensor principal de 50 MP e uma câmera secundária de 2 MP. 

Nas fotos tiradas com o Moto G14, percebe-se uma qualidade bastante aceitável, beneficiada por um aplicativo de câmera ágil e fácil de manusear. 

A interface do usuário da câmera é outro ponto positivo, oferecendo uma experiência de uso muito boa. 

Podemos dizer que o modo retrato e outros recursos que aplicam efeitos via inteligência artificial, cujos resultados são satisfatórios, fazem sentido levando em consideração o custo do aparelho. 

No entanto, em condições de baixa luminosidade, o dispositivo enfrenta dificuldades, resultando em imagens com granulação. 

Na frente, o Moto G14 possui uma câmera selfie de 8 MP que, apesar de simples, capta imagens claras e adequadas para serem compartilhadas em redes sociais.

Quanto à bateria, o Moto G14 conta com uma unidade de 5.000 mAh, suportada por carregamento rápido de 20W, com o carregador incluso no pacote. 

A Motorola promete que esta bateria entregue até 94 horas de reprodução de vídeo, uma marca impressionante para um smartphone acessível. 

De acordo com os testes feitos pelo GSM Arena, o telefone mantém uma autonomia de mais de um dia em uso variado, que inclui atividades como jogar jogos leves, assistir a vídeos, navegar em redes sociais e realizar videochamadas, destacando-se assim pela sua durabilidade.

O Moto G14 vale a pena?

A Motorola fez escolhas ponderadas com o Moto G14 para atender às necessidades específicas do mercado, resultando em um aparelho que, embora não seja excepcional, oferece uma performance consistente e confiável. 

O Moto G14 atende bem a quem busca funcionalidades básicas de comunicação, acesso a aplicativos essenciais e uma câmera para capturas simples, sem a complexidade ou o custo dos modelos mais avançados. 

Então sim, o Moto G14 vale a pena se você busca um smartphone de entrada para tarefas básicas do dia-a-dia e que não demande muito processamento. 

Você vai encontrar um aparelho com boa construção, uma camêra razoável e bateria com excelente autonomia, garantindo um dia completo longe do carregador. 

Se você deseja saber mais sobre promoções de Moto G, acesse o nosso link e fique de olho nos nossos descontos! 

 

Esta matéria inclui links de afiliados. Leia mais sobre a nossa Política de Afiliados.

 

Leticia Negresiolo

Leticia Negresiolo

Jornalista formada pela Cásper Líbero, escrevo sobre tecnologia, cidades, lifestyle e cultura desde 2014. Com passagens pela Editora Globo, Editora Abril e Portal UOL, integro o time do Giz Brasil há cinco anos.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas