Atualizado às 12h55

Um dos problemas da plataforma Android é que as atualizações demoram muito. Após o Google anunciar uma nova grande atualização, é necessária a validação da fabricante, o que em alguns casos inclui desenvolvedoras de componentes, e operadoras. Aí só no fim desse processo, que pode levar meses, que um usuário recebe a última versão do robôzinho.

Isso está prestes a acabar, pelo menos parcialmente, com a chegada do novo aparelho da Motorola que faz parte do Android One, um programa do Google que garante atualizações de segurança e updates maiores.

Em evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira (4), na sede do Google, a Motorola apresentou o Motorola One, que faz parte dessa programa da desenvolvedora do Android. O smartphone começa a ser vendido nesta quinta-feira (4) por R$ 1.499 na loja da companhia e em varejistas.

Para começar, os aparelhos com Android One têm garantidos dois upgrades. Então, até o fim do ano, o Android Pie já deve ser liberado para o Motorola One. Além disso, ele deve receber o Android Q, a versão que deve ser apresentada em 2019

O aparelho é de gama intermediária e tem o característico chifrinho (notch, franjinha ou como você queira chamar), também presente no iPhone X e que tomou parte da indústria. Ele tem Android puro e vem com todas as experiências Moto, como chacoalhar para acionar a câmera ou a lanterna. Além disso, ele tem um sistema dual-sim inteligente que ao detectar a operadora da chamada pode escolher um chip da mesma companhia para tornar a ligação mais barata.

Este é o modelo branco, mas a luz roxa deixou nesse tom esquisito

A companhia fez questão de ressaltar alguns recursos de câmera no dispositivo. Ele conta com modo retrato (inclusive na câmera selfie), possibilidade de fazer vídeos em timelapse e a funcionalidade Cinemagraph. Aqui, você consegue gravar pequenos vídeos e criar gifs em que apenas uma parte da cena tem movimento.

Outra função embutida na câmera é que ela permite carregar o Google Lens no app. Logo, ficará fácil fazer buscas por imagem usando a funcionalidade do Google.

Por fim, ele vem com um carregador TurboPower de 15W, que possibilita uma autonomia de 6 horas com uma carga de 20 minutos, e ainda acompanha um capinha de silicone.

Especificações do Motorola One
Tela: 5,9 polegadas (1.570 x 720) 19:9
Processador: Qualcomm Snapdragon 625 octa-core de 2 GHz
Câmeras: selfie (8 megapixels f/2.0) e dupla na traseira (13 megapixels f/2.0 e 2 megapixels f/2.4 )
Sistema: Android 8.0 (Android One)
Memórias: 64 GB de armazenamento (expansível até 256 GB)/4 GB de RAM
Cores: branco e preto
Bateria: 3.000 mAh