_Eletrônicos

Acredite: este mouse tem um computador e um teclado retrátil funcionais em seu interior

Alguns hacks de hardware só existem para provar que eles são realmente possíveis. É o caso deste “Mouse-Computador” que foi projetado, impresso em 3D e montado pelo canal de YouTube Electronic Grenade. Trata-se de um computador portátil completamente funcional, menor que até mesmo os notebooks mais finos, mas, ao mesmo tempo, infinitamente menos conveniente de […]

Reprodução

Alguns hacks de hardware só existem para provar que eles são realmente possíveis. É o caso deste “Mouse-Computador” que foi projetado, impresso em 3D e montado pelo canal de YouTube Electronic Grenade. Trata-se de um computador portátil completamente funcional, menor que até mesmo os notebooks mais finos, mas, ao mesmo tempo, infinitamente menos conveniente de se usar, é claro.

Os botões, o sensor e a placa-mãe de um outro mouse óptico foram transplantados para uma caixa 3D projetada sob medida, grande o suficiente para acomodar também uma bateria recarregável de 500 mAh, um pequeno teclado Bluetooth que pode se retrair no interior e um computador Raspberry Pi Zero W.

O uso de um Raspberry Pi Zero W é um dos vários desafios que dificultam ser realmente produtivo com este pequeno computador, já que ele roda em um processador de um só núcleo de 1 GHz, com apenas meio gigabyte de RAM. Em outras palavras, não é um primor de velocidade. O teclado minúsculo não é para uso cotidiano, claro, mas não parece impossível de se usar, como qualquer um que tenha tido um smartphone antes da existência do software de correção automática poderia atestar.

O maior desafio pode ser essa tela. Embora seja uma OLED com cores de 16 bits e níveis de contraste aceitáveis, ela tem apenas uma polegada e meia de tamanho, com uma resolução de 128 x 128 pixels. Mesmo os smartwatches mais básicos conseguem exibir mais pixels do que isso, mas eles dependem de sistemas operacionais personalizados adaptados a pequenas telas. Esse computador portátil ainda executa um sistema operacional com pastas e janelas navegadas por um cursor minúsculo. Se eu vou trocar meu MacBook comparativamente volumoso por um desses? Não, mas aposto que ele roda Doom muito bem.

[YouTube via Motherboard]

Sair da versão mobile