_Privacidade

Estes são os dispositivos que mais violaram sua privacidade em 2020, segundo a Mozilla

Em relatório anual dos aparelhos com maior risco à privacidade, a Fundação Mozilla pede que usuários não comprem Amazon, nem Facebook.

Xiaomi Mi Band 5

A Mi Band 5 está na lista da Mozilla. Imagem: Xiaomi

Fim de ano é aquela coisa: várias empresas fazem suas retrospectivas. E isso também significa que é hora da Fundação Mozilla deixar você ligeiramente assustado com o guia anual de compras “Privacy Not Included”, que lista os gadgets mais perigosos para a sua privacidade.

Todos os anos, a companhia reúne um punhado de dispositivos com base em seus critérios de privacidade. Por se tratar de uma época em que temos o costume de comprar vários presentes (alguns deles eletrônicos), a ideia é fornecer aos consumidores uma maneira fácil de julgar se um produto coleta inúmeras informações pessoais. As políticas de privacidade das empresas e escândalos anteriores pesam muito nessa lista. Por isso, não estranhe ver Facebook e Amazon sendo detonados na análise deste ano.

A Mozilla divide os dispositivos em quatro categorias: “não assustador”, “um pouco assustador”, “assustador” e “muito assustador”. Os piores produtos ficam nesta última, e neste ano, 36 itens avaliados pela ala sem fins lucrativos da Mozilla falharam totalmente em atender aos seus padrões de privacidade.

Dos mais de 130 produtos populares que os pesquisadores da Mozilla avaliaram, a maioria dos gadgets da Amazon e do Facebook se enquadram na categoria “super assustador”.

Entre eles estão o Portal e o headset Oculus Quest 2 VR (ambos do Facebook), os dispositivos inteligentes Echo Show e Echo Dot, o rastreador fitness Halo e câmeras e campainhas de segurança Ring — todos da Amazon. Da varejista, apenas o Kindle e o Echo Buds atendem aos padrões de privacidade aceitáveis.

E a Mozilla ainda faz uma recomendação drástica: não compre nada do Facebook.

O Google, que tem graves violações de privacidade em seu histórico, se saiu melhor do que seus concorrentes, mas ainda assim um número considerável de aparelhos caiu na lista da Mozilla.

O Nest Mini, Nest Audio, o termostato Nest, câmeras de segurança Nest e o detector de fumaça Nest Protect ficaram na categoria “muito assustador”. Os fones sem fio Pixel Buds, por sua vez, receberam apenas o rótulo de “um pouco assustador”.

A Mozilla admite que o Google “coleta uma tonelada de dados sobre você”. Mas ao oferecer ferramentas que tornam possível limitar essa coleta por meio de suas configurações, a empresa, naquilo que envolve a privacidade, “parece fazer um trabalho melhor do que outras companhias de tecnologia”.

A Apple, que há algum tempo vem batendo na tecla da privacidade em todo o seu ecossistema, saiu praticamente ilesa. Apple Watch 6, AirPods e AirPods Pro, Apple TV 4K e o alto-falante HomePod caíram na categoria “um pouco assustador” — a menos preocupante .

Os consoles Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X e Series S também não são nada demais no que diz respeito a ameaças à privacidade, de acordo com a lista da Mozilla. Por outro lado, descobriu-se que os dispositivos de entretenimento doméstico, como os da Roku, estão entre os que oferecem menos proteção de dados.

Os produtos dessas marcas representam apenas uma fração dos itens que a Mozilla destacou em seu relatório. Grande parte da lista é composta de aparelhos domésticos inteligentes, e felizmente só um ou outro trazem grande risco. Mas quer um conselho? Cuidado com a maioria dos gadgets para animais de estimação conectados à internet e equipamentos de ginástica.

Você pode ver a lista completa da Mozilla neste link. Lá você também pode votar no quão assustador você acha que cada produto é. Abaixo, reunimos os piores e, consequentemente, aqueles que você deveria evitar:

  1. Nvidia Shield TV
  2. Dyson Pure Cool
  3. Roku streaming stick
  4. Roku Streambar and Soundbar
  5. Purificador de ar Levoit
  6. Caneta smart Livescribe
  7. Cafeteira smart Hamilton Beach
  8. Kobo ereaders
  9. Pulseira fitness Huawei Honor Band 5
  10. Purificador de ar Wi-Fi Blueair
  11. Fechadura smart Schlage Sense
  12. Fechadura smart Schlange Encode
  13. NordicTrack RW 500 and 900 rowers
  14. Esteira NordicTrack T Series
  15. Brinquedo de cachorro interativo Wickedbone
  16. Tonal
  17. Artie 3000 coding robot
  18. Huawei Smart Watch ES
  19. Rastreador GPS para cães SpotOn Fence
  20. Xiaomi Mi Band 5
  21. Xiaomi Amazfit Band 5
  22. Purificadores de ar Conway Airmega 300S e 400S
  23. Balança inteligente Greater Goods
  24. Campainha com câmera Ring
  25. Câmera de segurança Ring
  26. Kits de robô Ubtech Jimu
  27. Cafeteira smart Atomi
  28. DJI Mavic Mini
  29. Robô Dogness iPet
  30. Câmera de segurança Simplisafe
  31. KidKraft Alexa 2-in-1 Kitchen and Market
  32. Pulseira fitness Amazon Halo
  33. Caixa de areia para gatos ikuddle Auto-Pack
  34. Oculus Quest 2 VR headset
  35. Facebook Portal
Sair da versão mobile