Mulheres podem conseguir CNH gratuita com iniciativa da Chevrolet; saiba como

O projeto "Elas na Direção", que oferece CNH gratuita para mulheres, recebe inscrições até este domingo (27)
cnh gratuita mulheres
Imagem: Reprodução/Unsplash

A iniciativa “Elas na Direção”, do Instituto Plano de Menina, com apoio da Chevrolet e participação da filósofa Djamila Ribeiro, quer oferecer mais de 170 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) de carro grátis para mulheres em autoescolas nas capitais do Brasil. As inscrições vão até este domingo (27), ou até a campanha atingir 10 mil inscritas.

O objetivo da campanha é criar uma nova geração de meninas no volante. E, consequentemente, ajudá-las no mercado de trabalho, por exemplo. O Instituto encoraja doadores a contribuírem com a iniciativa no site voaa.me/elas-direcao.

De acordo com o site, nos últimos 6 anos, a taxa de jovens que tiram CNH caiu em mais de 10%, sendo mais de 35% de 18 a 21 anos. Além disso, dos mais de 2 milhões de habilitados que têm medo de dirigir, 80% são mulheres, segundo a Associação Brasileira de Medicina de Trânsito (Abramet).

“Para que possamos mudar o cenário de poucas mulheres habilitadas, devido, principalmente, ao medo e falta de incentivo, promoveremos uma corrente de arrecadação para que todo o valor recebido seja investido em CNHs para que essas mulheres assumam a direção dos carros e de suas vidas”, disse Viviane Duarte, do Plano de Menina.

Como conseguir a CNH gratuita para mulheres

Podem se inscrever pessoas a partir dos 18 anos que se identifiquem com o gênero feminino e ainda não possuam CNH da categoria B (carro). Além disso, também é necessário ser alfabetizado; ter documento de identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovar endereço. Para isso, servem contas de luz, telefone ou gás com validade nos últimos 3 meses.

As ganhadoras serão escolhidas através da pergunta: “por que você quer tirar sua primeira habilitação e como estar na direção pode ajudar a mudar sua vida ou da sua família”. O resultado será divulgado em outubro e as selecionadas podem começar as aulas de 1 de novembro a 31 de agosto em autoescolas credenciadas na capital de cada estado do país.

Confira o regulamento e insira seus dados neste formulário para participar.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas