Múmia de dinossauro bem preservada é encontrada no Canadá
Paleontólogos da Universidade de Reading, na Inglaterra, podem ter encontrado uma múmia de dinossauro durante uma expedição no Canadá. Os cientistas notaram uma saliência em uma encosta do Dinosaur Provincial Park, que mais tarde foi revelada como a cauda e pé de um hadrossauro.
O réptil parece ter morrido entre 77 e 75 milhões de anos atrás. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato dos apêndices estarem revestidos em pele fossilizada, apontando para a possibilidade de todo o esqueleto estar com pele preservada. De acordo com os cientistas, caso eles tenham sorte, será possível encontrar ainda órgãos internos preservados no dinossauro.
Os hadrossauros são dinossauros herbívoros que viveram durante o Cretáceo. Os espécimes adultos poderiam atingir até dez metros de altura. Porém, o animal encontrado no Canadá parece ter cerca de quatro metros, sugerindo que esse é um dinossauro juvenil.
Para garantir a mumificação, o animal foi provavelmente coberto por 77 e 75 milhões de anos atrás, logo após sua morte. Agora, a equipe poderá não apenas estudar a a aparência do animal, graças a preservação de sua pele, mas também o seu processo de crescimento, já que os dinossauros atingem a maturidade cedo e encontrar juvenis é algo raro.
Os pesquisadores esperam também encontrar o crânio do hadrossauro, podendo, assim, classificar sua espécie. Mas o processo de pesquisa pode levar anos. Primeiro, os cientistas precisam retirar o bloco de pedra em que está o fóssil, para depois levá-lo ao laboratório e finalizar a recuperação do dinossauro. O trabalho deve ser feito com cautela para não danificar as evidências.