Ciência

Museu do Amanhã recebe Forms of Life com atividades abertas para o público

Pela 1ª vez na América Latina, evento pensa a cultura e ciência do futuro com atividades abertas ao público nos dias 29 e 30
Imagem: Museu do Amanhã/ Reprodução

O Museu do Amanhã vai reunir líderes mundiais de diversas instituições culturais para imaginar diferentes caminhos para a cultura e a ciência do futuro. O evento ‘Forms of Life‘ começa na próxima quinta-feira (28) e as atividades acontecem até domingo (1º).

whatsapp invite banner

Entre painéis, palestras e debates, o evento de museus orientados para o futuro vai receber representantes do MOD, da Austrália, MIDE, do México, Parque Explora, da Colômbia e BIOTOPIA, da Alemanha, entre outros.

Segundo a organização do evento, a pluralidade e a diversidade de participantes vislumbra particularidades de diferentes territórios no mundo. Dessa forma, pretende ampliar e atualizar discussões urgentes como a crise climática. 

Em geral, as atividades visam incentivar a reflexão para criar novos cenários futuros. Para isso, explora temas como tecnologias sociais e digitais, diversidade e coexistência; memória e inovação; sustentabilidade e ecologia.

Essa é a primeira vez que o Forms of Life acontece na América Latina. “A realização do encontro do Forms no Museu do Amanhã fortalece a nossa missão como instituição referência que pensa e atua para tornar palpáveis futuros mais desejáveis e sustentáveis”, explica Bruna Baffa, diretora geral do museu brasileiro. 

Atividades gratuitas e abertas ao público

“Os museus orientados para o futuro são organismos vivos, que reverberam conhecimento não só em suas exposições, mas em todas as suas práticas e, especialmente, na relação com seu público”, afirma Baffa.

Pensando nisso, o museu abriu algumas atividades do evento para a participação do público. 

No dia 29 de setembro, o Forms of Life terá uma programação aberta e gratuita ao público. Neste dia, o evento terá o painel “Futuros Ancestrais”, além das rodas de conversa sobre os temas “Como criar museus orientados para o futuro” e “Como trazer esperança em uma crise planetária?”.

Já no dia 30 de setembro, o público poderá participar de outras duas atividades educativas. Em cada uma delas, é possível conhecer um pouco mais sobre dois animais bastante conhecidos: as aranhas e as formigas. 

“Um Mundo Habitado por Aranhas” acontece pele manhã, às 10h. Já a atividade “Como Falar com as Formigas” acontece no período da tarde, às 16h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do museu, mas as vagas são limitadas.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas