Museu virtual de Pelé recria trajetória do rei do futebol em 96 fotos

Museu Pelé traz recortes da trajetória do ídolo em documentos, imagens e objetos pessoais. Conheça o acervo
Museu virtual de Pelé recria trajetória do rei do futebol em 96 fotos
Imagem: Virtual Tour/Museu Pelé/Reprodução

Torcedores e fãs podem relembrar a carreira vitoriosa do rei do futebol em uma visita virtual ao Museu Pelé. A plataforma traz 96 fotos do ídolo, além de uma visita guiada em 3D e 360 graus pelos 4.134 m² do museu, que fica em Santos, no litoral paulista. 

whatsapp invite banner

Nos corredores é possível ver documentos, camisas, chuteiras, bolas e troféus, além de um acervo pessoal que conta a história do craque que morreu na última quinta-feira (29), aos 82 anos. 

Dá para conferir a exposição virtual do Museu Pelé, acessando este link. Depois, basta seguir as flechas brancas no chão e arrastar o mouse para aproximar, diminuir ou ver outros ângulos do acervo em 360 graus. 

Velório de Pelé 

A cerimônia de despedida do Rei do Futebol começou nesta segunda-feira (2), às 10h (horário de Brasília), na Vila Belmiro, palco de grandes vitórias na carreira de Pelé. 

Edinho, filho de Pelé, e Zé Roberto, ex-jogador do Santos, estavam entre as pessoas que carregaram o caixão até o centro do gramado. 

Há duas tendas: uma maior, para acesso dos fãs e torcedores, e outra menor, com cerca de 100 lugares, onde deverão ficar a família, autoridades e grandes ídolos do Santos, como Pepe e Mengálvio.

O estádio ficará aberto para a entrada do público ininterruptamente até às 10h de terça-feira (3). Depois, o corpo segue para o Memorial Necrópole Ecumênica, onde deve ser sepultado às 12h. 

Presenças confirmadas

Os presidentes da Fifa, Gianni Infantino; da Conmebol, Alejandro Dominguez; da CBF, Ednaldo Rodrigues; e da Federação Paulista da Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, já chegaram ao velório. 

Infantino disse à imprensa que já iniciou discussões com todas as federações de futebol do mundo para que cada país tenha um estádio de futebol com o nome de Pelé.

“Em 50 ou 100 anos, quando uma criança perguntar ‘quem foi Pelé’, então nós poderemos lembrar dele. E no lugar onde ele costumava marcar seus gols, as emoções do futebol. Nós temos que ter certeza de que isso irá acontecer”, afirmou.

O recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), também estarão na celebração, assim como o novo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O pai de Neymar também confirmou presença no velório, representando seu filho, que iniciou carreira no Santos.

Pelé deixa seis filhos, a esposa, Marcia Aoki, e sua mãe Celeste, de 100 anos. 

Homenagens

Além de famosos, o público já se aglomera nos arredores da Vila Belmiro para se despedir do ídolo. A expectativa é que muitas homenagens também sejam deixadas do lado de fora do estádio. Veja algumas das manifestações. 

 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas