Música de Janet Jackson tinha o poder de travar computadores

Bastava executar um vídeo da canção Rhythm Nation, de 1989, para que certos computadores com Windows XP parassem de funcionar. Entenda por que isso acontecia
Imagem: Reprodução/Microsoft

O HD de um computador pode parar de funcionar por uma série de motivos. Falta de atualizações, sujeira e má conexão, por exemplo, são algumas delas. Mas e se dissermos que dar play em uma música de 1989, lançada por Janet Jackson (a irmã de Michael), pode ter também o mesmo efeito?

whatsapp invite banner

Por mais absurda que a história pareça, isso aconteceu de verdade — mais de uma vez, inclusive. Quem contou primeiro essa relação inusitada foi o programador Raymond Chen, que participou durante décadas do desenvolvimento do Windows, neste post publicado no blog da Microsoft.

A receita para o desastre era simples: ao reproduzir o videoclipe da canção da Rhythm Nation, de Janet Jackson, certos modelos de laptop paravam de funcionar instantaneamente. Essa relação pouco usual apareceu durante testes em 2005, quando desenvolvedores de uma marca não revelada perderam vários HDs com a brincadeira.

E o pior era que isso não valia apenas para a máquina que estava executando a música. Segundo profissionais da computação descobriram, conta Chen, qualquer outro cérebro eletrônico que estivesse nos arredores quando a canção fatídica tocasse acabava apresentando o mesmo problema.

Você, leitor, deve estar se perguntando “mas como, afinal, isso acontece?”. A resposta têm a ver com um fenômeno acústico chamado ondas de ressonância. Senta, que lá vem história.

Primeiro, vale relembrar que componentes eletrônicos têm que lidar com a influência de vibrações. Um pouco da energia elétrica usada pelas diferentes partes da máquina, afinal, é perdida dessa forma.

Outra informação é que vários HDs de notebooks da época tinham um motor de 5400 rpm (rotações por minuto) — a velocidade que o disco rígido “gira” ao fazer a leitura dos arquivos processados. Basicamente, o grande problema é que a música de Janet Jackson era capaz de emitir ondas que vibram na mesma frequência daquelas emitidas pelo HD.

As duas ondas, somadas, aumentava demais a trepidação da peça. E essa vibração toda, em pouco tempo, pode causar danos ao seu funcionamento.

É grave, doutor?

Caso você esteja se coçando para testar a letalidade da música em questão com seu próprio computador, aí vai uma notícia: modelos mais recentes não sofrem com o mesmo problema.

Aliás, a questão foi resolvida na mesma época. Computadores com HD 5400 rpm ganharam um “filtro personalizado na saída de áudio”. Ele foi programado para barrar as frequências potencialmente danosas que aparecem na música de Janet Jackson.

A falha em questão hoje conta em um banco internacional dedicado a compilar problemas de funcionamento em computadores, e já se tornou parte dos livros de história. Duvida e quer testar a sorte com o seu Windows XP velhinho? Boa sorte tentando fazer uma máquina de quase 20 anos de idade pegar no tranco.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Guilherme Eler

Guilherme Eler

Editor-assistente do Giz Brasil, são-carlense e vascaíno. Passou pelas redações de Superinteressante, Guia do Estudante e Nexo Jornal.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas