Música rejeitada em 1982 se torna hit do TikTok em 2021
Quem acessou o TikTok recentemente deve ter trombado com a canção “Forget Me Nots” em algum momento. Ela vem fazendo sucesso com uma trend da rede social de dancinhas — mas não era lá tão conhecida do público — pelo menos do público brasileiro — até estourar.
Lançada em 1982 pela cantora Patrice Rushen, a canção fazia parte do álbum “Straight From The Heart”. O problema é que ela não foi bem aceita pela gravadora Elektra Records, que tinha um bom nome à época e primeiro recebeu o material. Pelo contrário.
“Não gostamos de nada do que está aqui”, foi a resposta que Patrice recebeu dos produtores. Mas a cantora não desistiu: junto com Charles Mims (co-produtor do álbum), lançou o disco com produtores independentes.
Deu certo. “Forget Me Nots” chegou ao nº 23 nos tops americanos, ao 10º nos britânicos e recebeu, inclusive, nomeações aos Grammy.
A música aparece também no filme “Quero Ser Grande”, de 1988, e foi testada como música-tema do filme “MIB – Homens de Preto”, de 1997. Em 2000, ela ficou em 34º lugar entre as 100 melhores canções de dance da TV americana VH1.
Hoje a música serve de trilha de fundo para quase 16 mil vídeos de vídeos só no TikTok — onde a tag #ForgetMeNots tem mais de 52,1M de visualizações. “Meu celular começou a explodir com mensagens de meus alunos: ‘Você é uma tendência no TikTok!”, contou Patrice em entrevista a Universidade do Sul da Califórnia, onde é presidente do programa de música popular.
Confira alguns vídeos da trend que viralizou no aplicativo.
@itsariadnatb We should do this more often @carla_dipinto 😂#forgetmenots#fyp#trend
@rayvlo Forget me nots 🔥🕺DC:Me @avemoves @KIMEY GOMEZ 💋 #Rayvlo#dance#trend#fypシ
@allamericantoday Principal Castar and Grace James did this in two try’s, and Landon had practiced all week and still messed up. 🤣 Tune in Monday for a new ep. of @cwallamerican #PrincipalCarter #GraceJames #AllAmerican #DanceChallenge #ForgetMeNots
@itsmirandaderrick Wait for it🤣🎉 @merrickhanna @bdash_2 #fyp #foryou #forgetmenot
“É uma loucura quando penso no que tivemos que fazer para apenas dar à música uma chance de aparecer”, relembra Rushen, que é co-autora da canção junto com o baixista Freddie Washington e a compositora Terri McFaddin. “A gravadora, muitos anos atrás, não gostou. Nós juntamos nossos centavos e pagamos por três semanas de promoção independente apenas para colocá-la nas estações de rádio. E aí ela decolou”.
“Forget Me Nots” virou top 23 na parada pop da Billboard, top 4 na parada de R&B e no top 2 da parada de dance. “Então, aqui voltamos, agora no TikTok. Mas, desta vez, o que é tão legal para mim é que agora sou eu a hashtag”, disse Rushen. “Estou recebendo os créditos, enquanto antes as pessoas costumam associá-lo a outra coisa”.
“Tem sido muito legal ver as danças em todo o mundo”, disse ela. “Estou dizendo, uau, é como se eu estivesse vivendo um sonho, porque o tipo de músico que sempre quis ser era aquele capaz de compartilhar esses vários mundos e dialetos da música, de participar do palco clássico, jazz, dance music, R&B e pop — só para cruzar os gêneros — pela alegria que todas essas músicas me trazem. E agora, é isso que estou vendo”, completa.
Patrice Rushen assinou com a gravadora Prestige aos 17, com a Elektra aos 23 e gravou 13 álbuns solo. Uma vez indicada ao Grammy por três vezes em R&B e jazz, ela também teve uma longa carreira como compositora de cinema e televisão e produtora de discos.