_Cultura

Mussum, Gal e Claudinho e Buchecha: Brasil levou cinebiografias às telas em 2023

Como destaque, a história do humorista e músico Mussum ganhou como melhor filme no Festival de Cinema de Gramado. Confira mais!

mussum filme

Os destaques do ano na produção cinematográfica nacional foram as cinebiografias, em especial, as que reverenciam artistas negros, como em “Mussum — O Filmis”, sobre o humorista e sambista, e “Nosso Sonho”, contando a história da dupla Claudinho e Buchecha.

Em 2023, a história de Gal Costa, morta em 2022, virou filme com nome de música: “Meu Nome É Gal”. A cantora foi interpretada por Sophie Charlotte.

A banda de Guarulhos de rock bem humorado Mamonas Assassinas foi homenageada com a produção que estreou agora em dezembro.

Também foi um ano importante com o andamento da lei para cotas de tela às produções nacionais nas salas de cinema, aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado.

Confira as principais cinebiografias brasileiras lançadas em 2023:

Ângela Diniz

O filme “Angela” remonta o caso de feminicídio que escancarou o machismo na estrutura do judiciário e da sociedade com a morte da socialite Ângela Diniz em 1976.  Ela foi assassinada por Raul Street, conhecido como Doca Street. Com Isis Valverde, a produção estreou em setembro nos cinemas e está disponível no Prime Video

Claudinho e Buchecha

A história da dupla funk Claudinho e Buchecha virou “coisa de cinema”, como diz a própria canção deles. Interpretados por Lucas Penteado e Juan Paiva, a trama conta o início e o sucesso dos cantores a partir do olhar de Buchecha (Claudinho morreu em 2002 em umacidente de carro na rodovia Presidente Dutra). O filme estreou em setembro e, em novembro, se tornou a maior bilheteria nacional do ano. “Nosso Sonho” está disponível e para compra ou aluguel no Google Play, Apple TV+ e YouTube.

Gal Costa

“Meu Nome É Gal”, filme de Dandara Ferreira e Lô Politi, chegou aos cinemas em outubro. O longa nasceu de um pedido da própria cantora após a série “O Nome Dela é Gal”, exibida pelo HBO. A história estrelada por Sophie Charlotte mostra parte da carreira de Gal entre os anos 60 e 70. 

“Meu Nome É Gal” está disponível no Now para compra ou aluguel no Google Play, Apple TV+ e YouTube.

Mamonas Assassinas

A última cinebiografia a ser lançada no ano, “Mamonas Assassinas – O Filme” estreia dia 28 de dezembro nos cinemas. A banda que fez muito sucesso nos anos 90 é interpretada por Ruy Brissac (Dinho), Rhener Freitas (Sérgio), Adriano Tunes (Samuel), Robson Lima (Júlio) e Beto Hinoto (Bento). O filme chegou a ser exibido na CCXP deste ano em São Paulo.

Mussum

“Mussum — O Filmis” se destacou na principal premiação nacional. Foi escolhido o melhor filme no 51º Festival de Cinema de Gramado e conquistou outros cinco prêmios — incluindo o de melhor atuação com Ailton Graça, de ator coadjuvante com Yuri Marçal e de atriz coadjuvante com Neusa Borges.

O filme (ou, o “filmis”) estreou no início de novembro nos cinemas brasileiros. A história mostra como Antônio Carlos Bernardes Gomes driblou a origem pobre para funda o grupo Os Originais do Samba e ser um dos maiores nomes culturais do país, muito além do personagem que ele interpretou.

O filme ainda não está disponível para streaming.

Sair da versão mobile