Lembra daquele papo dos cartões nano-SIM? Aqueles que faziam o micro-SIM parecer enorme e que são menores do que um pontinho amarelo no meio da floresta? Pois bem, o nano-SIM foi aprovado pelo ETSI (Instituto Europeu de Padrões de Telecomunicações), o que significa que em algum momento de um futuro próximo, ele provavelmente estará no seu novo smartphone.

De acordo com o Verge, o novo design é 40% menor do que os micro-SIMs atuais, e foi desenhado de forma com que ele tenha compatibilidade com os aparelhos já existentes. Obviamente, isso tudo não aconteceu sem um pouco de polêmica. A Apple, uma das proponentes de tal evolução, queria que seu próprio design se tornasse o oficial. Mas fabricantes de celulares como Motorola, RIM e Nokia foram contra a ideia, e surgiram com um design criado por eles, que mistura elementos do chip da Apple com algumas modificações; e essa versão será a considerada oficial.

E aí, quem já está imaginando aquele momento no futuro em que seu nano-SIM cairá na dobra do sofá quando você for trocá-lo de um aparelho para outro? [ETSI via The Verge via MacRumors]