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Não adianta fazer essa carinha… 100 mil já colocaram você na lista negra

Mal faz uma semana que entrou em vigor o Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (ou Bloqueio Antitelemarketing, né? Mais reduzido) e mais de 100 mil paulistas já se inscreveram para nunca mais ter de escutar "o senhor poderia estar adquirindo" ou outras coisas do tipo. Mas estamos desconfiados de que se não fosse obrigatório saber os números que se quer bloquear, esse volume já poderia ser muito maior...

Mal faz uma semana que entrou em vigor o Cadastro para Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing (ou Bloqueio Antitelemarketing, né? Mais reduzido) e mais de 100 mil paulistas já se inscreveram para nunca mais ter de escutar "o senhor poderia estar adquirindo" ou outras coisas do tipo. O volume foi atingido no final da tarde de ontem.

Para entrar nessa também, é necessário ser o titular da linha – e fornecer nome, endereço, CPF e números que gostaria de bloquear (móveis e fixos) no site do Procon-SP. Um e-mail confirma a inscrição. Talvez essa exigência de dar nomes aos bois esteja fazendo com que a aderência seja mais devagar do que poderia ser. Sei não, é tão gostoso "estar recebendo" uma chamada para comprar alguma coisa ou adquirir um serviço às 8 da manhã de domingo, não é?

Depois do cadastramento, as empresas tem até 30 dias para parar de ligar para quem não quer – e só podem voltar com autorização por escrito do proprietário da linha. A proibição vale mesmo para empresas de outros estados – sabemos que muitos call centers não ficam na região de atuação de uma companhia, certo? E isso poderia ser uma bela forma de burlar a lista negra.

"É um número muito significativo. Revela que o consumidor paulista estava carente de uma iniciativa como essa. Com o cadastro, o que prevalece é a sua vontade. Demos um grande passo na garantia da liberdade de escolha", afirmou o diretor-executivo do Procon-SP, Roberto Pfeiffer, em documento oficial liberado pela fundação.

Pelas contas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a quem o Procon está atrelado, mais de 182 mil linhas indesejadas já foram registradas no serviço – dá uma média de 1,82 linha por pessoa inscrita. Aposto que existe quem tenha reclamado de umas dez, pelo menos.

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