Não é só iOS 18: Apple liberou o iPadOS 18; veja como atualizar e o que esperar
Além do iOS 18, a Apple liberou oficialmente o iPadOS 18 nesta semana. E com algumas atualizações interessantes. Alguns dos principais destaques são as novas ferramentas de personalização de experiência que oferecem possibilidade de substituir e alterar atalhos na tela inicial, centro de controle e até tela de bloqueio.
As novidades do iPadOS 18
O objetivo da “maçã” é oferecer aos usuários um nível mais profundo de customização, algo que ainda ainda não era possível nos iPhones e iPads — embora não seja novo no universo dos dispositivos mobile. Com a nova funcionalidade, os clientes poderão dar um toque mais “pessoal” aos seus aparelhos.
Além disso, os tablets da marca estarão recebendo possibilidade de adição de efeitos dinâmicos em textos enviados no iMessage. A ferramenta nativa oferece a capacidade de dar mais nuances às interações para enfatizar palavras específicas para reforçar uma ideia ou dar um toque de bom humor às mensagens.
Outra grande novidade do iPadOS 18 é o aplicativo Fotos, que recebeu uma profunda atualização que eleva consideravelmente o nível da experiência. Com a pesquisa aprimorada, é possível encontrar imagens com base nas descrição de elementos presentes nas cenas. Ainda é possível encontrar aquela foto “impossível de encontrar” buscando por pessoas, localização ou até mesmo por trechos de texto.
Apple Intelligence
A principal atualização do sistema é o Apple Intelligence, que traz consigo um conjunto de ferramentas de inteligência artificial, como assistente de texto, resumos inteligentes de e-mail, notificações organizadas de acordo com o nível de prioridade via IA, criação de emojis com base em prompts de texto e uma versão mais potente da assistente virtual Siri.
Infelizmente, assim como no iOS 18, as funcionalidades não devem ser liberadas já na primeira versão do novo sistema operacional. Os badalados recursos apresentados durante o WWDC 2024, realizado em junho, serão lançados para o grande público apenas em meados do mês de outubro.
Dessa forma, as funções serão liberadas gradativamente para os usuários, sendo que as mais estáveis estão previstas para chegarem primeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a razão da adoção desta estratégia, mas a Apple, provavelmente, está refinando suas ferramentas e trabalhando na correção de bugs.
Assim, 0s únicos tablets compatíveis com o Apple Intelligence são iPad Pro M4, iPad Air M2 e iPad Air M1.
Como atualizar?
É importante destacar que nem todos os iPads são compatíveis com a nova versão do sistema operacional.
Rumor aponta que a Apple está preparando iPad com braço robótico
iPad OLED, iPhone SE 4 e mais: vaza cronograma de lançamentos da Apple
O requisito mínimo para executá-lo é possuir um chip A12 Bionic ou posterior, o que é o caso de iPad Pro M4, iPad Pro 12,9 polegadas (3ª geração e posterior), iPad Pro 11 polegadas (1ª geração e posterior), iPad Air M2, iPad Air (3ª geração e posterior), iPad (7ª geração e posterior) e iPad mini (5ª geração e posterior).
Para atualizar o tablet basta acessar os “Ajustes”, “Sobre” e em seguida “Atualização de software”. Caso o update ainda não esteja disponível, ele deve ser liberado para download e instalação dentro dos próximos dias.