Não é só o iPhone 14; celular da Huawei também tem conexão via satélite

Assim como Apple, Huawei também quer oferecer comunicação móvel via satélite para salvar vidas em regiões remotas e sem cobertura celular
Não é só o iPhone 14; celular da Huawei também tem conexão via satélite
Imagem: Huawei/Divulgação

A Apple anunciou na última semana que os seus novos celulares da linha iPhone 14 podem enviar mensagens de emergência via satélite. Porém, a chinesa Huawei acabou saindo na frente e apresentando um recurso semelhante antes mesmo da marca da maçã.

Na véspera do evento da Apple, a Huawei mostrou os novos aparelhos Mate 50 e Mate 50 Pro. Entre as novidades dos dispositivos também estava um serviço de assistência emergencial que funciona via satélite – por meio da rede Beidou, o sistema GPS chinês.

Em ambos os casos, o serviço tem o objetivo de salvar vidas, permitindo que pessoas possam entrar em contato com serviços de emergência a partir de regiões remotas, onde não há redes móveis ou outros meios de comunicação disponíveis.

No caso da Apple, o serviço “SOS de Emergência via satélite” usa as antenas do iPhone para conectar diretamente com um satélite e enviar mensagens de texto curtas com a localização do usuário. O iPhone antecipa algumas perguntas importantes para avaliar a situação do usuário e mostra em qual direção apontar o celular para se conectar a um satélite.

O sistema da empresa americana estará disponível a partir de novembro nos EUA e Canadá, sendo oferecido gratuitamente por dois anos. Quanto ao Mate 50 e Mate 50 Pro, ainda não há informações sobre quando o aparelho será comercializado internacionalmente ou sobre o funcionamento do serviço.

Apple e Huawei antecipam o futuro da comunicação móvel via satélite

A expansão desses recursos dependerá do interesse de operadoras pelo mundo em investir nesse sistema de emergência. De qualquer forma, o recurso é limitado, não sendo muito útil no dia a dia para a maioria dos usuários. Porém, eles têm suma importância em regiões de conflito armado, após grandes desastres naturais ou quando alguém se perde na floresta ou mesmo no mar, por exemplo.

Tanto na Apple quanto na Huawei, o sistema permite apenas enviar mensagens, sem receber uma resposta. Entretanto, é esperado que, no futuro, esses sistemas permitam o recebimento de mensagens, assim como fazer chamadas de voz via satélite.

Recentemente, Elon Musk e a operadora americana T-Mobile anunciaram uma parceria para oferecer conectividade para smartphones via Starlink, para usuários em regiões onde não há cobertura de celular. A ideia é que seja oferecido uma banda de 2 a 4 Mbps, o suficiente para enviar mensagens de textos e usar alguns aplicativos de mensagens selecionados.

Segundo a T-Mobile, a maioria dos smartphones que já utilizam a rede da operadora de telefonia será compatível com o novo serviço, sem a necessidade de adquirir um equipamento extra. Uma versão beta do serviço será disponibilizado até o final do ano em todo o território dos EUA, incluindo Havaí, parte do Alasca, Porto Rico e em águas territoriais.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas