Não sabe qual foto usar no perfil do Tinder? A IA escolhe por você

App diz que vai lançar uma série de recursos com uso de IA, incluindo função que promete selecionar as cinco fotos mais atraentes da galeria
mão segurando smartphone com app do tinder

Alguns apps de namoro estão adotando ferramentas de inteligência artificial (IA) como uma espécie de “conselheiras” amorosas. Na última quarta-feira (2), o Tinder anunciou que terá uma ferramenta de IA para ajudar os usuários a escolherem as melhores fotos de perfil.

O app diz que vai lançar uma série de recursos com uso da tecnologia, incluindo uma que promete selecionar as cinco fotos mais atraentes da galeria e facilitar a atualização do perfil, para aumentar as chances de dar “match”.

A IA generativa também é uma possível aposta da plataforma de relacionamentos. No evento Reuters Momentum, no mês passado, o CPO do Tinder, Mark Van Ryswyk, deu a entender que o aplicativo de namoro poderia usar a tecnologia para ajudar a escrever a biografia do perfil. A inteligência artificial seria a responsável por gerar uma bio interessante para o usuário, de acordo com seus interesses e personalidade.

Segundo a Match Group, que é dona do aplicativo com cerca de 75 milhões de usuários no mundo todo, as iniciativas buscam tornar as experiências dos usuários mais gratificantes e evitar constrangimentos.

Além do Tinder, a companhia é proprietária do OkCupid e do Hinge, entre outros apps de paquera. Mas a empresa destaca a necessidade de abordar a IA com cuidado, levando em consideração a autenticidade, as preocupações éticas e a privacidade.

IA virou tendência nos apps de namoro

No ano passado, o Bumble já introduziu uma ferramenta de IA para detectar fotos íntimas indesejadas e combater o assédio online. De lá para cá, surgiram vários outros aplicativos de relacionamento com uso de IA.

Um exemplo é o Teaser AI, que permite que você converse com uma versão artificial de alguém antes de deslizar para a direita ou para a esquerda; ou o Blush, um app onde você pode praticar suas “habilidades” flertando com chatbots.

Vale lembrar que a IA pode ajudar, mas também pode gerar problemas. Uma preocupação de alguns especialistas é a ascensão de perfis fake e usuários mal-intencionados, que já são problemas recorrentes nos apps de namoro.

Assine a newsletter do Giz Brasil

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas