Não sabe qual foto usar no perfil do Tinder? A IA escolhe por você
Alguns apps de namoro estão adotando ferramentas de inteligência artificial (IA) como uma espécie de “conselheiras” amorosas. Na última quarta-feira (2), o Tinder anunciou que terá uma ferramenta de IA para ajudar os usuários a escolherem as melhores fotos de perfil.
O app diz que vai lançar uma série de recursos com uso da tecnologia, incluindo uma que promete selecionar as cinco fotos mais atraentes da galeria e facilitar a atualização do perfil, para aumentar as chances de dar “match”.
A IA generativa também é uma possível aposta da plataforma de relacionamentos. No evento Reuters Momentum, no mês passado, o CPO do Tinder, Mark Van Ryswyk, deu a entender que o aplicativo de namoro poderia usar a tecnologia para ajudar a escrever a biografia do perfil. A inteligência artificial seria a responsável por gerar uma bio interessante para o usuário, de acordo com seus interesses e personalidade.
Segundo a Match Group, que é dona do aplicativo com cerca de 75 milhões de usuários no mundo todo, as iniciativas buscam tornar as experiências dos usuários mais gratificantes e evitar constrangimentos.
Além do Tinder, a companhia é proprietária do OkCupid e do Hinge, entre outros apps de paquera. Mas a empresa destaca a necessidade de abordar a IA com cuidado, levando em consideração a autenticidade, as preocupações éticas e a privacidade.
IA virou tendência nos apps de namoro
No ano passado, o Bumble já introduziu uma ferramenta de IA para detectar fotos íntimas indesejadas e combater o assédio online. De lá para cá, surgiram vários outros aplicativos de relacionamento com uso de IA.
Um exemplo é o Teaser AI, que permite que você converse com uma versão artificial de alguém antes de deslizar para a direita ou para a esquerda; ou o Blush, um app onde você pode praticar suas “habilidades” flertando com chatbots.
Vale lembrar que a IA pode ajudar, mas também pode gerar problemas. Uma preocupação de alguns especialistas é a ascensão de perfis fake e usuários mal-intencionados, que já são problemas recorrentes nos apps de namoro.