Nos EUA, existe toda uma conversa se a história de Rudolph, a rena do nariz vermelho, é problemática (a rena é discriminada por ter um nariz brilhante, apesar de salvar o Natal), mas isso acaba ocultando uma questão muito importante — por exemplo, por que o nariz dela é vermelho? Tipo, medicamente falando mesmo. Ninguém nunca pensou em levá-la a um médico para checar se há algum problema, antes de ser maldoso com a história?

No caso de você ficar com o nariz vermelho, após muitos anos de coloração normal — nós, para o Giz Pergunta desta semana —, consultamos os melhores otorrinos para nos dizer o que quer dizer quando nosso nariz humano fica vermelho.

Qual é o pior gosto do mundo?
Qual a comida mais perigosa do mundo?

Dr. Sanjeet Rangarajan
Professor assistente de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, rinologia e cirurgia endoscópica de base crânio na Universidade do Tennessee, com foco em gerenciamento médico e cirúrgico de doenças do nariz e seios da face, assim como métodos minimamente invasivos para tratamentos na base do crânio e órbita.

Há algumas possibilidades, pelo menos em humanos, que podem causar um nariz vermelho. A primeira é algo muito comum, chamado de acne rosácea, que é uma condição inflamatória da pele.

Quando você pensa naquelas imagens clássicas do Papai Noel, ou de pessoas bêbadas nas ruas, elas sempre têm um nariz vermelho. Então as pessoas se questionavam: isso é causado pelo álcool? É a bebida que torna o nariz vermelho? Eis o que achamos atualmente sobre o que causa a rosácea: a pela fica inflamada, e com o progresso, ela se torna permanentemente vermelha e inflamada, e pode até tornar-se bulbosa ou mudar de forma, e isso é uma doença chamada rinofima. Este, no caso, é o estágio final da doença.

Pode ser também de alergias ou problemas no seios da face. Temos várias crianças que chegam ao hospital nesta época [inverno no hemisfério norte], cujos pais ficam limpando os narizes deles com lenços de papel, e isso pode levar a um nariz vermelho cronicamente irritado, que precisa de algum tipo de pomada ou cicatrização.

Com a rosácea, bem, seu nariz não vai brilhar à noite, mas pode se tornar muito vermelho. Não como a rena Rudolph, mas em um tom meio rosa ou em vários tons mais vermelhos que o tom de pele caucasiano comum.

Martin J. Citardi
Professor e chefe do departamento de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço da Faculdade de Medicina McGovern do Centro de Ciência da Universidade do Texas em Houston.

A vermelhidão (“rubor” em latim) é um dos sinais cardinais de uma inflamação aguda (os outro sinais são calor, inchaço, dor e perda de função). Assim, a infecção na pele na parte externa do nariz está entre as causas mais comuns do nariz vermelho, que pode se desenvolver em questão de horas (ou dias). Como a pele incha nesta infecção aguda, pode ficar brilhante também.

A celulite facial é uma infecção bacteriana na pele do rosto. Mais comumente causada por bactéria, a celulite facial pode se espalhar rapidamente. Os fatores de risco incluem diabetes e um sistema imunológico fraco. Traumas de pele, incluindo mordidas de insetos e “estourar espinhas”, podem espalhar a bactéria pela pele e causar celulite facial. Casos leves de celulite facial podem ser tratados com antibióticos. Mas se a infecção for grave, ou antibióticos ingeridos via oral não funcionarem, será necessário administrar antibióticos intravenosos.

Vijay Ramakrishnan
Professor associado de rinologia e diretor de pesquisa em rinologia da UUniversidade do Colorado Anschutz Medical Campus.

Este tipo de problema pode ser atribuído a problemas na pele. A vermelhidão é um sinal clássico de inflamação, e pode ser tanto resultado de uma irritação da pele ou de distúrbios médicos subjacentes. Irritações físicas frequentes, como a de assoar o nariz frequentemente durante um resfriado, pode resultar em uma irritação física da pele. Peles sensíveis e reações alérgicas podem igualmente resultar em vermelhidão. Além disso, problemas de pele, como a rosácea e rinofima, podem causar inflamações sérias na pele sobre o nariz e bochechas.

Uma aparência brilhosa no rosto pode ser atribuída a secreções de óleo das glândulas sebáceas da pele. Inflamação destas glândulas é a principal causa de acne. Não estou sugerindo que a rena Rudolph tenha um problema na pele! No entanto estes seriam os problemas que podem explicar “um nariz brilhante e vermelho” em humanos.

Jayant Pinto
Professor associado ao Departamento de Cirurgia, da Universidade de Chicacoo, e que é especializado em estudos sino-nasais e outras doenças aéreas.

Um nariz vermelho pode ser o sinal de muitas coisas. Tipicamente, aumento do fluxo de sangue na pele na região do nariz causa a vermelhidão. Este fluxo elevado pode ser causado por emoções, como ficar com vergonha ou por ter ingerido álcool. Pode também vir de problemas inflamatórias na pele, como rosácea.

Em casos extremos, uma condição chamada rinofina faz com que o nariz fique vermelho e bulboso. O lúpus pode se manifestar como uma erupção vermelha no rosto e nariz em forma de borboleta. Provavelmente a vermelhidão mais comum no nariz vem da irritação de assoar o nariz quando você tem alguma reação alérgica ou resfriado. Isso é comum, dado que o norte-americano médio fica resfriado entre 4 e 6 vezes no ano e milhões têm rinite alérgica. Manter o nariz saudável é importantíssimo. Respirar é essencial para a vida e seu nariz tem um papel crítico nisso!