_Espaço

NASA acaba com os últimos resquícios do programa dos ônibus espaciais

Quando a NASA dá uma limpada na garagem, acaba sempre com a maior venda de garagem do mundo. As plataformas gigantes na foto acima são apenas parte dos equipamentos da era dos ônibus espaciais que estão sendo retirados do Prédio de Montagem de Veículos (VAB, na sigla original) do Centro Espacial Kennedy. O VAB foi criado […]

Venda de garagem da NASA.

Quando a NASA dá uma limpada na garagem, acaba sempre com a maior venda de garagem do mundo. As plataformas gigantes na foto acima são apenas parte dos equipamentos da era dos ônibus espaciais que estão sendo retirados do Prédio de Montagem de Veículos (VAB, na sigla original) do Centro Espacial Kennedy.

O VAB foi criado no final dos anos 1960 para a construção verticalizada do foguete Saturn V. Por isso ele tinha que ser tão grande. A estrutura tem 218,2 metros de largura, 157,9 metro de comprimento e 160,3 metros de altura.

Isso equivale a incríveis 3664 km³ de espaço entre aquelas paredes. Em volume, é uma das maiores construções do mundo — tão vasta, na realidade, que tem seu próprio clima, com nuvens nos níveis mais altos em dias úmidos.

Depois que o programa Apollo foi encerrado, o VAB foi remodelado para acomodar o ônibus espacial. O novo equipamento então instalado  incluía as plataformas e guindastes que agora serão desmantelados. Depois de remover esse equipamento, a NASA modernizará o prédio com novas estruturas e sistemas projetados para trabalharem com a próxima geração de veículos espaciais. [NASA]

Sair da versão mobile