A NASA colocou nosso planeta para adoção. Em comemoração ao Dia da Terra, em 22 de abril, a agência preparou um hotsite especial em que você pode “adotar” um pedaço de nosso planeta e saber mais sobre aquele pedaço de terra (ou mar), explorando dados especificamente relevantes para aquela área.

• Os avançados conceitos de exploração do espaço que estão sendo considerados pela NASA
• Um asteroide absurdamente grande está prestes a se aproximar da Terra

Para ganhar o seu pedacinho da Terra, tudo o que você precisa fazer é acessar o site Adopt the Planet, escrever seu nome, e a NASA lhe entregará uma área só sua, com aproximadamente 88,5 quilômetros de largura. As vagas, é claro, são limitadas, em 66 mil pedaços, para ser mais exato. Ao fim da contagem, o número zera, para que mais pessoas possam participar da brincadeira.

Eu fui designado com o lote #34451, uma pequena área no Mar das Filipinas longe de qualquer pedaço de terra, mas talvez você tenha mais sorte que eu. Ainda assim, pude saber a umidade relativa, a temperatura da superfície do mar e a altura das nuvens mais altas da região, por exemplo. O tipo de informação exposta pelo site varia bastante de acordo com o que é relevante para o local alocado a você.

nasa-adopt-planet

Após saber mais sobre o pedaço aleatório da Terra que você adotou, é possível explorar também o planeta, escolhendo qualquer ponto do globo para saber mais sobre suas condições, desde sua casa até os seus pontos turísticos favoritos. A NASA recomenda ainda o Worldview, onde você pode mergulhar fundo em dados de qualquer lugar do globo e visualizar imagens destacando medições de qualidade do ar ou a quantidade de vegetação, por exemplo.

Embora simples, o projeto é um jeito criativo de chamar a atenção para a Terra e sua diversidade, exibir o planeta “de um jeito que você nunca viu”, como destacou a NASA, e pensar um pouco mais sobre a mudança climática e seus efeitos nos diferentes ecossistemas.