NASA captura detalhes do teste de um foguete com uma nova câmera
Você nunca deve ter visto como uma pluma de foguete realmente é. Elas são extremamente brilhantes e, assim, nunca foram fotografadas de forma adequada, e, a menos que já tenha olhado diretamente para uma, é quase impossível imaginar como são. É difícil, considerando que não existiam câmeras capazes de capturar essa imagem até agora.
Mas a NASA apresentou uma nova câmera durante um teste de lançamento espacial recente, e ela é capaz de mostrar os detalhes da pluma de foguete. E ela é espetacular.
Normalmente câmeras não conseguem capturar adequadamente algo como uma pluma de foguete. Você pode mexer nas configurações de exposição, mas vai acabar escurecendo o resto da imagem. A maioria das câmeras só grava uma exposição por vez.
No entanto, o novo projeto High Dynamic Range Stereo X (HiDyRS-X) consegue isso ao gravar múltiplas exposições em câmera lenta de uma vez e combiná-las em um vídeo em alta qualidade. Ele usa uma técnica parecida com a adotada por fotógrafos noturnos que juntam várias fotos em uma só para conseguir uma imagem mais impressionante.
A foto abaixo é da pluma e foi tirada sem a câmera, então dá para ver bem fácil a diferença.
De acordo com um comunicado da NASA, os cientistas testaram a câmera durante os testes do impulsionador QM-2. Eles monitoraram a câmera a uma distância saudável, mas o temporizador automático falhou, o que fez com que eles tivessem que ativar a câmera manualmente.
E, aparentemente, a força do teste do impulsionador foi tão grande que desconectou a fonte de energia da câmera. Então a NASA pôde confirmar que a câmera funciona, mas também que o foguete é muito potente.
Atualmente, é só um protótipo. Os cientistas planejam construir um segundo com capacidades mais avançadas, incluindo alinhamento. Estamos ansiosos esperando as próximas fotos incríveis, NASA!
[NASA]