A NASA confirmou que o lançamento da missão Artemis 1 está mantido para a tarde deste sábado (3). Segundo previsões meteorológicas, existe uma chance de 60% de condições climáticas favoráveis para a decolagem.
A previsão é que o foguete acione seus motores às 15h17 (horário de Brasília) — podendo este horário ser atrasado em até duas horas. De acordo com a agência espacial, a preocupação é que chuvas dispersas possam atrapalhar a decolagem, mas a previsão indica que o tempo deve melhorar antes do final da janela de lançamento.
Para que a decolagem ocorra, a NASA tem como critério não lançar o foguete em meio à precipitação de chuva ou se a trajetória do foguete for passar através de nuvens de tempestades. Por questão de segurança, o foguete não será abastecido ou lançado no caso da queda de raios nas imediações do centro espacial – como ocorreu no último fim de semana.
Outra preocupação é quanto a um dos motores do foguete SLS, que apresentou um mau funcionamento na última segunda-feira (29). A NASA afirma que o problema parece ter sido gerado por um sensor de temperatura que coleta dados do motor. Os engenheiros descartaram a necessidade da troca do sistema e decidiram prosseguir com o lançamento mesmo com o sensor defeituoso.
Na manhã de sábado, a NASA deve fazer uma reunião final com a equipe de engenheiros para decidir se os preparativos para a decolagem devem prosseguir ou se é melhor adiar o procedimento novamente.
Como assistir à decolagem da Artemis 1
A agência espacial dos EUA pretende fazer uma ampla cobertura do lançamento em todas as suas redes sociais. No caso da NASA TV (no link abaixo), a transmissão começa já na manhã de sábado, às 6h45, com o procedimento de carregamento do foguete SLS com combustível.
Após o almoço, às 13h15 – duas horas antes da decolagem –, a NASA inicia a cobertura oficial do lançamento, trazendo imagens ao vivo, comentários e entrevistas com especialistas. Além do YouTube, é possível acompanhar a transmissão no site oficial da NASA TV ou pelos aplicativos da agência para Android e iOS.
Além da NASA, vários outros canais no YouTube pretendem transmitir lives sobre a decolagem da espaçonave Orion, inclusive no Brasil. É o caso, por exemplo, do Space Orbit, do criador de conteúdo Pedro Pallotta, Space Today, do Sérgio Sacani, e Dobra Espacial, do Matheus de Matos.
Leia mais sobre a missão Artemis 1: