_Espaço

NASA descobre que Plutão tem céu azul e água congelada vermelha

Novas imagens de Plutão publicadas hoje pela NASA mostram um céu azul bastante familiar e água congelada vermelha bastante estranha.

Finalmente temos uma foto colorida dos céus de Plutão — e eles são bem familiares.

O céu é azul

A NASA publicou a primeira foto colorida das névoas planetárias que estão despertando nossa curiosidade. E ao que parece, assim como a Terra, Plutão também tem um céu azul brilhante:

Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI

Nosso céu azul e o céu azul de Plutão têm lá suas semelhanças — mas, claro, também há algumas diferenças:

“A coloração azul viva nos diz algumas coisas sobre o tamanho e a composição das partículas da neblina”, diz o pesquisador Carly Howett, do SwRI. “Um céu azul geralmente resulta da dispersão da luz do sol, feita por partículas muito pequenas. Na Terra, estas partículas são pequeninas moléculas de nitrogênio. Em Plutão, elas parecem ser partículas maiores — mas ainda assim, relativamente pequenas — semelhantes à fuligem, chamadas de tolinas.”

O gelo é vermelho

Enquanto isso, outra descoberta estranha neste último lote de fotografias. Lembra que, mês passado, a NASA publicou este retrato colorido de Plutão?

Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI

Surpreendente, não? Principalmente aquela grande mancha vermelha no canto inferior esquerdo. Bem, assim como o céu azul, os pesquisadores atribuíram muita da cor vermelha às partículas de tolina, que são condensadas e congeladas antes de cair de novo sobre a superfície de Plutão.

Imagem: NASA/JHUAPL/SwRI

E aquela mancha gigante vermelha é exatamente onde encontraram água em forma de gelo. E por quê o gelo fica vermelho é um mistério — por enquanto.

Sair da versão mobile