_Ciência

NASA enviará sonda para lua de Júpiter com mensagem em português

Nave está sendo desenvolvida para estudar a lua Europa, de Júpiter, através de uma série de sobrevoos. Veja mais

Sonda Juno, da NASA, faz fotos inéditas de Europa, a lua de Júpiter; veja

A NASA está prestes a lançar a missão Europa Clipper, que levará uma sonda até Europa, uma lua de Júpiter. A missão pretende levar uma mensagem com palavras em várias línguas, incluindo o português.

A lua Europa é um dos corpos celestes mais intrigantes do nosso sistema solar, com uma superfície de gelo e um oceano subterrâneo que pode abrigar formas de vida.

A NASA planeja investigar essa possibilidade com a Europa Clipper, que será lançada em outubro de 2024. Segundo a agência espacial, a sonda realizará uma série de sobrevoos, coletando dados sobre a atmosfera, superfície e interior de Europa1.

Mensagem multilíngue para a lua de Júpiter

Em uma iniciativa simbólica, a NASA incluirá uma placa de metal na sonda com a palavra “água” gravada em 103 idiomas, representando a conexão universal da vida com a água.

A escolha da palavra “água” é significativa, pois é essencial para a vida como a conhecemos e é um elemento chave na busca por vida extraterrestre.

Representações visuais das ondas sonoras formadas pela palavra “água” em 103 idiomas. Imagem: NASA/Reprodução

A missão também ofereceu uma oportunidade única para pessoas de todo o mundo, incluindo brasileiros, enviarem seus nomes para o espaço.

Através da campanha “Message in a Bottle” (ou “Mensagem na Garrafa”), os interessados puderam inscrever seus nomes até 31 de dezembro de 2023. Esses nomes, então, estarão em um microchip que acompanhará a sonda em sua jornada até Europa.

Sobre a Europa Clipper

A nave espacial está sendo desenvolvida para estudar a lua galileana Europa através de uma série de “voos de reconhecimento” enquanto estiver em órbita ao redor de Júpiter.

Inicialmente, seu lançamento aconteceria em junho de 2023. No entanto, NASA divulgou que o início da missão será em 6 de outubro de 2024, no topo de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX.

Sair da versão mobile