NASA investiga falha em peça-chave do telescópio James Webb

A NASA busca a razão de um instrumento de infravermelho médio (MIRI) estar recebendo menos "rendimento" do sensor
Nova falha no James Webb interrompe pesquisas científicas da NASA
Imagem: NASA/Divulgação

Funcionários da NASA investigam nos últimos dias uma falha no Telescópio Espacial James Webb. Eles buscam a razão de um instrumento de infravermelho médio (MIRI) estar recebendo menos “rendimento” do sensor em seus comprimentos de onda mais longos. As informações são do Space.com

Em uma atualização na última sexta-feira (21), a equipe disse que “nenhum efeito foi observado nas imagens MIRI e não há risco para o instrumento”. Além disso, acrescentaram que “todos os outros modos de observação — dentro do MIRI e de cada um dos outros instrumentos científicos de Webb — permanecem inalterados”.

“A NASA e seus parceiros estão desenvolvendo um plano sistemático para abordar, analisar e explorar o assunto. A equipe Webb continuará as observações do MIRI conforme planejado”, finalizou o texto.

O fundamental MIRI possui uma câmera e um espectrógrafo para detectar a luz de objetos distantes como galáxias, cometas ou estrelas. Além de objetos fracos no sistema solar, como corpos no Cinturão de Kuiper, por exemplo.

Esta não é a primeira falha do James Webb. De agosto a novembro do ano passado, menos de um ano após seu lançamento, em dezembro de 2021, o espectrômetro ficou com uma roda de grade presa. Felizmente, o erro não impediu o funcionamento da observação.

O telescópio de US $ 10 bilhões pode operar por, no mínimo, 20 anos no espaço. Ele funciona a quase 1,5 milhão de quilômetros da Terra em um local gravitacionalmente estável no espaço, o ponto 2 de Lagrange.  Este mês, o Webb capturou imagens dos anéis e luas de Urano.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas