Parece coisa de filme de ficção científica, mas a NASA quer colocar trens robóticos flutuantes na Lua. O projeto se chama “Levitação Flexível em uma Pista”, em tradução livre da sigla Float (que em português seria “flutuar” ou “levitar”).
A ideia, segundo a NASA, é realizar o transporte de materiais pela superfície lunar já na década de 2030. “Um sistema de transporte robótico durável e de longa vida será fundamental para as operações diárias de uma base lunar sustentável na década de 2030”, diz a agência.
A ideia passou para a segunda fase do programa Conceitos Inovadores Avançados da NASA. Assim, a expectativa é que nesta fase a NASA continue eliminando os riscos relacionados à fabricação, implantação, controle e operação de longo prazo de robôs.
Como o sistema vai funcionar o trem da Lua
O sistema Float deve usar robôs magnéticos não motorizados que levitam sobre uma trilha de filme flexível de 3 camadas:
- Uma camada de grafite permite que os robôs flutuem passivamente sobre as trilhas usando levitação diamagnética;
- Uma camada de circuito flexível gera impulso eletromagnético para impulsionar os robôs de maneira controlada ao longo das trilhas; e
- Um sistema opcional camada de painel solar de película fina gera energia para a base quando exposta à luz solar.
De acordo com a NASA, os robôs Float não têm partes móveis e levitam sobre os trilhos para minimizar a abrasão/desgaste da poeira lunar, ao contrário dos robôs lunares com rodas, pernas ou trilhos. A expectativa é que ele possa transportar cerca de 100 toneladas de material por dia.
A NASA planeja enviar astronautas de volta à Lua já em 2026, como parte da missão Artemis da agência, e pretende eventualmente estabelecer uma base lunar permanente para ajudar na futura exploração espacial.