A Voyager 1, sonda espacial da NASA lançada ao espaço em 1977, está com dificuldades para se comunicar com a Terra. Para tentar resolver o problema, os engenheiros da NASA estão tentando consertar à distância a sonda, que está 24 bilhões de km.
A falha do computador surgiu em 14 de novembro de 2023, e afetou a capacidade da Voyager 1 de enviar dados de telemetria, como medições dos instrumentos científicos da espaçonave ou informações básicas de engenharia sobre o desempenho da sonda.
Portanto, não há informações sobre os principais parâmetros relativos aos sistemas de propulsão, potência ou controle da nave.
“Seria o maior milagre se consertássemos. Certamente não desistimos”, disse Suzanne Dodd, gerente do projeto Voyager no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em entrevista ao portal Ars Technica. “Há outras coisas que podemos tentar. Mas esta é, de longe, a mais delicada desde que sou gerente de projetos”. completou.
O que é a missão Voyager 1
A Voyager 1 é uma sonda espacial norte-americana lançada ao espaço em 5 de setembro de 1977 para estudar Júpiter e Saturno, e que prosseguiu em seguida para o espaço interestelar.
A sonda é o objeto feito pelo homem mais distante do planeta Terra, e foi a primeira a entrar no espaço interestelar, informação oficialmente confirmada pela NASA no dia 12 de setembro de 2013.
Não há nenhuma outra espaçonave explorando atualmente o espaço interestelar. A sonda New Horizons da NASA, que passou por Plutão em 2015, está a caminho e não deve alcançar o espaço interestelar antes de 2040.
Inserida no programa Voyager, que previa o desenvolvimento de duas sondas de exploração interplanetária (Voyager 1 e 2), ela tinha como objetivo fazer um “Grand Tour” espacial, aproveitando o posicionamento favorável dos gigantes gasosos do Sistema Solar.
Originalmente, o Grand Tour foi desenhado para permitir visitas a apenas Júpiter e Saturno. Porém, a sonda Voyager 2 teve sua missão estendida e visitou Urano e Netuno. A missão inicial e primária da Voyager 1 encerrou-se em 20 de novembro de 1980 após seu encontro com o sistema joviano em 1979 e o sistema saturniano em 1980.