Um balão desenvolvido pela NASA poderá se útil para explorar o solo de Vênus. Denominado JPL (Jet Propulsion Laboratory), o robô acoplado ao balão já passou por dois testes de voo e tem demonstrado bons resultados para a operação no planeta.
Com 12 metros de diâmetro, o “aerobot” (o balão-robô) conseguiu resistir e subir um quilômetro no céu da região do Deserto de Black Rock, em Nevada (EUA). O local é usado para experimentos por se aproximar das condições atmosféricas de Vênus de densidade e temperatura.
Vênus é um planeta conhecido por sua atmosfera bastante densa, com pouco vapor d’água, muito ácido sulfúrico e ventos.
No site oficial do projeto JPL, a equipe que participa de sua construção comemorou os objetivos conquistados pelo aerbot: “Estamos extremamente felizes com o desempenho do protótipo. Ele foi lançado e demonstrou manobras de altitude controlada após os dois voos”, disse o tecnólogo de robótica Jacob Izraelelevitz da NASA.
A partir dos testes realizados, a equipe deve compilar os dados para melhoria do equipamento. A previsão para que o balão seja enviado a Vênus, no entanto, ainda não foi confirmada.